O Sport Club Internacional foi fundado em 4 de abril de 1909, em Porto Alegre (RS), por filhos de imigrantes italianos e alemães. Desde o início, o clube adotou uma filosofia democrática e inclusiva, aceitando jogadores de todas as origens — o que lhe rendeu o apelido de Clube do Povo. É um dos maiores clubes do Sul do Brasil e um dos únicos com conquistas nacionais e internacionais de peso.
O Internacional coleciona títulos de expressão em nível nacional e internacional: 3 títulos do Campeonato Brasileiro, 2 títulos da Copa Libertadores da América (2006 e 2010), 1 título do Mundial de Clubes da FIFA (2006), 1 Copa Sul-Americana (2008), 1 Recopa Sul-Americana e conta com mais de 45 títulos do Campeonato Gaúcho. Essas conquistas colocam o clube entre os mais vencedores do futebol sul-americano.
O estádio do Internacional é o Estádio Beira-Rio, oficialmente chamado Estádio José Pinheiro Borda. Localizado às margens do Guaíba, em Porto Alegre, foi inaugurado em 1969 e reformado para a Copa do Mundo de 2014. Tem capacidade para cerca de 50 mil torcedores e é um dos palcos mais tradicionais do futebol brasileiro.
O técnico atual do Internacional é Roger Machado. Entre os técnicos mais vitoriosos da história estão: Abel Braga, campeão da Libertadores e do Mundial em 2006, Falcão, ídolo como jogador e campeão como técnico, Rubens Minelli, multicampeão nacional na década de 70
O elenco do Internacional reúne atletas experientes, reforços estrangeiros e jogadores formados na base do clube. O CT Parque Gigante é o centro de formação que abastece o time principal, mantendo a tradição de revelar talentos e manter um grupo competitivo para disputas nacionais e internacionais.
O Inter tem ídolos em todas as eras. Entre os maiores nomes estão: Falcão, o “Rei de Roma”, Fernandão, capitão da Libertadores e do Mundial de 2006, Valdomiro, destaque nos anos 70, D“Alessandro argentino símbolo do clube na era moderna, Clemer, goleiro das conquistas internacionais. Esses atletas marcaram gerações e fizeram história no Beira-Rio.
O maior artilheiro do Internacional é Carlitos, com 485 gols marcados entre 1938 e 1951. Ele é seguido por nomes como Claudiomiro, Fernandão e outros ídolos que fizeram história no ataque colorado.
Entre os jogadores com mais títulos estão Falcão, Valdomiro e Caçapava, ícones da era dos anos 70. Na era recente, nomes como Fernandão e Índio também acumularam conquistas importantes, incluindo Libertadores, Mundial e títulos estaduais.