O São Paulo Futebol Clube foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e refundado em 1935, após breve período de inatividade. Com uma história marcada por conquistas, o Tricolor se tornou um dos clubes mais vitoriosos do Brasil e da América do Sul, sendo conhecido por sua gestão profissional e estrutura de ponta desde os anos 80.
O São Paulo é um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro, com destaque para: 6 títulos do Campeonato Brasileiro, 3 conquistas da Copa Libertadores da América, 1 título do Mundial de Clubes da FIFA (2005), 1 Copa Sul-Americana e 1 Copa do Brasil (2023), além de diversos títulos paulistas e torneios internacionais
O São Paulo manda seus jogos no Estádio do MorumBIS, oficialmente chamado Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Localizado na zona sul da capital paulista, o Morumbi tem capacidade para cerca de 66 mil torcedores, sendo um dos maiores estádios particulares da América Latina.
Entre os maiores ídolos do São Paulo estão Rogério Ceni, maior goleiro-artilheiro da história do futebol, Raí, símbolo da era Telê, Careca, Pedro Rocha, Müller, Zetti, entre outros que marcaram gerações e contribuíram para os principais títulos do clube.
O maior artilheiro do São Paulo é Serginho Chulapa, com 242 gols marcados com a camisa tricolor. Ele é seguido por outros grandes nomes como Gino Orlando, França e Luis Fabiano.
Rogério Ceni é o jogador com mais títulos na história do São Paulo, com conquistas como Libertadores, Mundial, Campeonato Brasileiro e diversos campeonatos estaduais. Outros nomes como Raí, Cafu e Müller também acumulam importantes troféus pelo clube.
O São Paulo é o único clube brasileiro tricampeão mundial de forma oficial (1992, 1993, 2005). Foi pioneiro em gestão moderna e estrutura de base no Brasil e revelou craques como Kaká, Casemiro, Hernanes e Lucas Moura.