Wesley, Estevão e mais jovens que podem brilhar na temporada
Clubes têm apostado cada vez mais cedo em suas joias das categorias de base; conheça os atletas sub-20 mais promissores do futebol brasileiro
Wesley puxou a fila com um golaço pelo Corinthians no último domingo, 29, pelo Campeonato Brasileiro. Estevão vem ganhando cada vez mais oportunidades no Palmeiras. E eles não estão sozinhos. Jovens e talentosos jogadores podem ser a saída para os times ao longo da temporada.
No São Paulo, William Gomes está à espera de uma grande oportunidade. No Rio, Felipe Andrade (Fluminense), Matheus Gonçalves e Lorran (Flamengo) e Kayky (Botafogo) aparecem como alternativas ao longo das 38 rodadas do Brasileirão. No Sul, Gustavo Nunes e Nathan Fernandes surgem como bons nomes no Grêmio; assim como Dudu, do Athletico-PR.
Conheça mais dos jovens jogadores:
Wesley – Corinthians
Autor de dois golaços contra o Fluminense, Wesley é a grande aposta da equipe de Itaquera para uma recuperação do mau início de Brasileirão de 2024. Com apenas 19 anos recém completados, o ponta mistura bons dribles e velocidade, o que provavelmente o alçará como a principal peça do elenco corinthiano para 2024.
Estêvão e Luis Guilherme – Palmeiras
Com uma das categorias de base mais fortes dos últimos anos, o Palmeiras tem revelado muitos bons jogadores. Entre eles estão Estêvão e Luis Guilherme, que já caíram nas graças da torcida pelos bons rendimentos. Com apenas 17 anos, Estêvão já chama a atenção de grandes clubes europeus e deve ganhar espaço entre os titulares este ano. Luis Guilherme, por sua vez, tem entrado mais nos jogos e também deve ganhar minutos.
Felipe Andrade – Fluminense
Com a montagem do elenco para 2024, o Fluminense se deparou com um problema: a falta de um zagueiro. No entanto, com o surgimento de Felipe Andrade, de apenas 21 anos, o percalço pode ter uma solução. O jovem jogador foi capitão do time B do Tricolor das Laranjeiras e tem começado a ganhar espaço no time principal.
William Gomes – São Paulo
Aos 18 anos, William Gomes tem começado a aparecer mais nas escalações dos técnicos. O atacante é uma mistura de velocidade e habilidade que deve encantar os torcedores do São Paulo cada vez mais a partir de 2024. Não é possível prever, no entanto, como o técnico Luis Zubeldía irá trabalhar com as categorias de base.
Gustavo Nunes e Nathan Fernandes – Grêmio
Mais dois nomes da boa escola de pontas do Grêmio, os jovens chegaram para ficar. Gustavo Nunes e Nathan Fernandes, ambos de 2005, foram os grandes responsáveis da primeira vitória do Tricolor na Libertadores de 2024. Após boa arrancada e cruzamento de Gustavo, Nathan apareceu sozinho na área e teve apenas o trabalho de empurrar para a rede e comemorar um triunfo com um a menos na casa do Estudiantes, da Argentina.
Matheus Gonçalves e Lorran – Flamengo
Matheus Gonçalves tem conquistado o seu espaço com o técnico Tite. O atacante, 18, que chegou a descer do profissional para o sub-20 do Flamengo, adquiriu rodagem no Red Bull Bragantino e agora se mostra mais preparado para assumir uma vaga no ataque rubro-negro. Outro cria do Ninho do Urubu, Lorran precisa evoluir na parte tática, mas é outro que contribui bastante para a renovação do setor ofensivo.
Dudu – Athletico-PR
Camisa 10 da seleção brasileira sub-17, Dudu, 18, é tratado como um joia no Athletico-PR. O meia-atacante estreou pelo profissional do Furacão no final do ano passado e, em 2024, fez um bom Campeonato Paranaense e entrou na Copa Sul-Americana. A questão física ainda é um problema para que o técnico Cuca utilize o jogador com maior regularidade.
Kayke – Botafogo
Kayke, 17, é destaque do Botafogo desde as categorias de base. Em 2023, segundo números do site O Gol, o atacante marcou 26 gols em 30 partidas e se mostrou como ótima opção para equipe. A facilidade para marcar gols é a sua principal característica e, por isso, as chances ao longo do Carioca. No Brasileirão, ainda aguarda uma oportunidade.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.