Publicidade
Publicidade

Liga de fazendeiros? Alemão Hummels alfineta Premier e LaLiga

Zagueiro histórico da Alemanha provoca rivais em semana em que clubes alemães e franceses eliminaram favoritos de Inglaterra e Espanha

A semana do futebol europeu foi bastante agitada (e surpreendente). As três principais competições da Uefa, a Liga dos Campeões, Europa League e Conference League, tiveram seus semifinalistas definidos, com diversos representantes das chamadas “farmers league” (liga de fazendeiros), forma pejorativa e constantemente usada por ingleses, para se referir aos campeonatos com menos investimento do continente.

Publicidade

O fato de diversos clubes da França e da Alemanha terem avançado, e de clubes da Premier League, a badalada liga inglesa, de LaLiga, conhecida como “liga das estrelas”, terem ficado pelo caminho, não passou despercebida pelo zagueiro Matts Hummels, do Borussia Dortmund, que ironizou a situação em suas redes sociais.

“Boa colheita esta semana, meus colegas fazendeiros”, escreveu o zagueiro alemão, campeão do mundo em 2014 e capitão do Dortmund, em alusão ao termo usado no resto da Europa. Sua equipe eliminou o Atlético de Madri, segundo colocado da Premier League, nas quartas de final da Champions.

Publicidade

Na principal competição da Europa, dois alemães (Bayern de Munique e Borussia Dortmund) e um francês (PSG) se classificaram para a semifinal da copa, enquanto na Europa League e na Conference, se somados, italianos, alemães e franceses representam cinco times das semifinais.

De todos os oito clubes ingleses que participaram de competições europeias nesta temporada, apenas o Aston Villa conseguiu passar das quartas de final, se classificando nos pênaltis contra o Lille, da França, na Conference League.

Na Champions League, Manchester United e Newcastle caíram na fase de grupos, enquanto Arsenal e Manchester City pararam nas quartas. Na Europa League, o Brighton foi eliminado nas oitavas e o Liverpool perdeu para a Atalanta nas quartas de final, assim como o West Ham, que perdeu para o campeão alemão Bayer Leverkusen.

Publicidade

Dentre os espanhóis, o Sevilla foi lanterna de seu grupo na fase de grupos da Champions, enquanto Barcelona e Atlético de Madri caíram nas quartas, contra PSG e Dortmund, respectivamente. O Real Madrid é o único sobrevivente, depois de ter eliminado o City nas quartas. Na Europa League, o Betis foi eliminado na primeira fase e o Vilarreal caiu nas oitavas para o Olympique de Marselha.

Pasalic´ comemorando com a torcida durante vitória de 3x0 contra o Liverpool, em Anfield - EFE/EPA/ADAM VAUGHAN
Pasalic´ comemorando com a torcida durante vitória de 3×0 contra o Liverpool, em Anfield – EFE/EPA/ADAM VAUGHAN

Das últimas dez finais de Liga dos Campeões, o futebol espanhol ficou com seis títulos (cinco do Real Madrid e um do Barcelona), três para a Inglaterra (Liverpool, Chelsea e Manchester City) e apenas um da Alemanha, com o Bayern de Munique.

As semifinais da temporada 2023/2024 estão marcadas para a última semana de abril e a primeira de maio, entre os dias 30 de abril e 2 de maio. Os jogos da volta estão previstos para a semana seguinte.

Mbappé comemora gol contra o Barcelona em partida da Champions League - EFE/Alberto Estevez.
Mbappé comemora gol contra o Barcelona – EFE/Alberto Estevez.

Baixe o app PLACAR Digital e fique por dentro de tudo sobre o futebol europeu

Publicidade