Publicidade
Publicidade

Libertadores 2024: quem pode se classificar já nesta rodada

Maior competição de clubes do continente pode ter equipes garantidas nas oitavas já nesta rodada; saiba quais brasileiros têm chance

A quarta rodada da Libertadores 2024 começa a ser disputada nesta terça-feira, 7. Entre os sete brasileiros participantes, apenas o Grêmio não entra em campo esta semana, tendo em vista o adiamento pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Os jogos dão início ao returno da fase de grupos, momento em que os times já podem garantir a classificação para as oitavas de final. Levando em conta os bons resultados nas primeiras partidas, as equipes com chances de cravar vaga na próxima fase são: Atlético Mineiro, Bolívar-BOL, Palmeiras, River Plate-ARG e São Paulo.

Sem possibilidade de confirmar o avanço com antecedência, outros brasileiros chegam em momento crucial. No caso do Fluminense, um êxito sobre o Colo-Colo-CHI encaminha a vaga, enquanto qualquer outro resultado mantém tudo embolado. Ao contrário do rival, o Botafogo mira a vitória contra a LDU-EQU como um respiro, tendo em vista que ocupa a lanterna de sua chave.

Publicidade

Confira a classificação completa da Libertadores 2024

O Flamengo, um dos favoritos ao título, também terá jogo crucial. Com quatro pontos, ocupa a segunda posição do grupo, a cinco pontos do líder Bolívar e seguido pelo Palestino-CHI (3 pontos) e Millonarios-COL (1 ponto). Uma derrota contra os chilenos tira o Mengão da zona de classificação e pode minar as chances de avançar em primeiro.

Quem já pode se classificar?

Atlético Mineiro

Paulinho e Hulk são as principais referências do Galo na temporada - Pedro Souza/Atletico
Paulinho e Hulk são as principais referências do Galo na temporada – Pedro Souza/Atletico

Em boa fase desde a chegada de Gabriel Milito, o Galo está a uma vitória de chegar às oitavas sem depender de outros resultados. Com nove pontos, o Atlético enfrenta o Rosario Central, na Argentina, nesta terça-feira, 7, às 19h (de Brasília).

Vencer o adversário leva o time de Belo Horizonte a uma pontuação inalcançável por mais de um adversário, o que já garante a classificação. Em caso de empate, o Galo não consegue cravar matematicamente, mas também encaminha a vaga.

Publicidade

Após enfrentar o Rosario, o Atlético Mineiro volta a campo pela Libertadores contra o Peñarol-URU (fora), dia 14/05, e contra o Caracas-VEN (casa), dia 28/05.

Bolívar

Temido pela altitude de La Paz, o time boliviano se firma cada vez mais como um candidato a voos maiores até mesmo no nível do mar. O time treinado por Flavio Robatto tem 100% de aproveitamento na competição e chega com embalo após vencer o Flamengo, principal time do grupo.

Nesta quarta-feira, 8, às 23h, o Bolívar enfrenta o Millonarios, no Equador, e pode garantir a classificação e a liderança. Em caso de vitória, os celestes cravam o avanço e, se Flamengo e Palestino empatarem, também a primeira posição.

Depois de encarar o Millonarios-EQU, o Bolívar volta a campo pela Libertadores contra o Flamengo (fora), dia 15/05, e contra o Palestino-CHI (casa), dia 28/05.

Palmeiras

Estêvão, atacante do Palmeiras - Cesar Greco / Palmeiras
Estêvão, atacante do Palmeiras – Cesar Greco / Palmeiras

O Verdão segue em busca de mais uma grande campanha na Libertadores. Tricampeão, o time de Abel Ferreira tem duas vitórias e um empate nesta edição. Com sete pontos, precisa vencer o Liverpool-URU, nesta quinta-feira, 9, às 19h, e contar com uma combinação de resultados.

O Palmeiras visita o rival uruguaio em Montevidéu, buscando manter a invencibilidade. Caso saia com o êxito, o Alviverde se classifica se o Independiente Del Valle-EQU não vencer o San Lorenzo-ARG. A classificação aconteceria pois, por ainda haver enfrentamentos diretos, apenas um dos times poderia chegar aos 10 ou mais pontos.

Após o jogo contra o Liverpool-URU, o Palmeiras volta a campo pela Libertadores contra o Independiente Del Valle-EQU (casa), dia 15/05, e contra o San Lorenzo-ARG (casa), dia 30/05.

River Plate

O time de Buenos Aires é um dos participantes com 100% de aproveitamento nesta Libertadores. Com três vitórias, o River agora pode garantir sua classificação até em caso de empate na quarta rodada, contra o Nacional-URU, nesta terça-feira, 7, às 21h.

Somar mais três pontos leva o time a 12 e garante a vaga dos Millonarios sem depender de outros resultados. Em caso de empate, uma vitória do Deportivo Táchira-VEN sobre o Libertad-PAR também garante a classificação.

Depois de encarar o Nacional-URU, o River Plate volta a campo pela Libertadores contra o Libertad-PAR (casa), dia 14/05, e contra o Deportivo Táchira-VEN (fora), dia 30/05.

São Paulo

Calleri marcou pelo São Paulo na Libertadores - Rubens Chiri / São Paulo
Calleri marcou pelo São Paulo na Libertadores – Rubens Chiri / São Paulo

O Tricolor começou patinando na Libertadores, ao ser derrotado pelo Talleres-ARG, em Córdoba. Porém, os resultados dos adversários e os bons resultados contra Cobresal-CHI e Barcelona-EQU alçaram o tricampeão da competição a uma posição confortável.

Assim, uma vitória sobre o Cobresal, nesta quarta-feira, 8, às 21h30, pode garantir a classificação do São Paulo para as oitavas de final. Para isso, o Tricolor precisa vencer e torcer para o Talleres não perder para o Barcelona.

Na sequência do duelo desta quarta, o São Paulo volta a campo pela Libertadores contra o Barcelona-EQU (casa), dia 16/05, e contra o Talleres-ARG (casa), dia 29/05.

Publicidade