O Alajuelense, clube da Costa Rica, está em campanha para participar do Mundial de Clubes de 2025. Campeão da Copa Centro-Americana, disputada somente com alguns clubes da Concacaf, a equipe formalizou junto à Fifa a substituição de uma das equipes mexicanas, León ou Pachuca, alegando que o regulamento do torneio limita times do mesmo proprietário.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. 

O clube costa-riquenho acredita ter base sólida conforme as regras de elegibilidade do torneio. A entidade estipula que apenas dois times por país podem participar, salvo exceções como nos casos dos Estados Unidos e México, já com cinco times garantFifa divulga detalhes do troféu no Novo Mundial de Clubes idos.

Leia mais:

Se o Alajuelense não obtiver a vaga desejada, pretende apelar ao Comitê de Apelações da Fifa e até à Corte Arbitral do Esporte. Essa medida reflete a determinação do clube em assegurar justiça e correta aplicação das regras da Fifa, influenciando futuros processos de seleção no Mundial de Clubes.

Critérios de seleção para o Mundial

Para o Mundial de Clubes de 2025, a Fifa adotou critérios rigorosos de escolha entre 32 equipes. Um máximo de dois clubes por país é permitido, com exceções, como o Brasil, que terá quatro times devido a conquistas na Libertadores. Na Concacaf, uma vaga é destinada ao clube melhor classificado fora dos Estados Unidos e México. Atualmente, o Alajuelense, em 15º na lista geral, liderando essa classificação.

Detalhes do Novo Mundial

Datas: 15 de junho a 13 de julho de 2025

Formato: oito grupos com quatro times cada, com jogos em turno único. A partir das oitavas de final, as partidas serão únicas, com prorrogação e pênaltis em caso de empate. Não haverá disputa de terceiro lugar.

Sedes: Los Angeles, Seattle, Miami, Orlando (com dois estádios), Atlanta, Charlotte, Nasvhille, Cincinatti, Washington, Philadelphia e Nova York.

Os participantes

América do Sul (Conmebol)

Fluminense (Brasil)
Flamengo (Brasil)
Palmeiras (Brasil)
Boca Juniors (Argentina)
River Plate (Argentina)