São Paulo vence Grêmio no RS e mantém sonho do título
Clube paulista superou os gaúchos com gol de Rogério Ceni. No Maracanã, Robinho voltou a brilhar e Santos passou pelo Flamengo
Depois de quatro jogos sem vencer, o São Paulo conseguiu um importante triunfo na tarde deste sábado ao bater o Grêmio por 1 a 0, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na 26ª rodada do Brasileirão. O gol de pênalti marcado por Rogério Ceni na segunda etapa deu novo fôlego ao clube paulista na competição e acabou com uma sequência de nove jogos de invencibilidade do adversário. Com 46 pontos, o São Paulo está em terceiro, com nove pontos a menos que o líder Cruzeiro e um a menos que o Inter, segundo colocado. Já o Grêmio se distanciou de vez da briga pelo título e, com 43 pontos, caiu para a sexta colocação.
Leia também:
Uso de ‘elefantes brancos’ da Copa desequilibra Brasileirão
Denunciado, Robinho pode ser suspenso por 12 jogos
Presidente do Botafogo demite Emerson, Júlio César, Edilson e Bolívar
A primeira etapa na Arena do Grêmio foi bastante movimentada e o Grêmio quase marcou o primeiro logo no início. Luan recebeu livre na área e obrigou Rogério a fazer ótima defesa. No rebote, Paulo Miranda ainda salvou em cima da linha. O São Paulo respondeu e chegou perto do gol em chute de Alexandre Pato, defendido por Marcelo Grohe. Na sequência, Kaká bateu escanteio e por muito pouco não marcou um gol olímpico – a bola acertou o travessão. Ainda na primeira etapa, o veterano Zé Roberto quase abriu o placar em chute desviado. A bola ia encobrindo Rogério Ceni, mas o zagueiro Edson Silva conseguiu tirar de cabeça, a poucos centímetros da linha de gol.
No segundo tempo, o São Paulo chegou rapidamente ao seu gol. Aos oito minutos, Alan Kardec girou na área e foi derrubado pelo ex-são-paulino Rodolpho. Na cobrança de pênalti, Rogério Ceni bateu bem, no canto esquerdo de Grohe, que não levava gols a mais de 800 minutos. O ritmo do jogo caiu e o Grêmio passou a se irritar com o árbitro Felipe Gomes da Silva, que expulsou o técnico Luiz Felipe Scolari por reclamação. Aos 33 minutos, o atacante Dudu, do Grêmio, caiu em disputa com Hudson e pediu pênalti, mas o juiz ignorou. No último minuto, Zé Roberto tentou cavar outro pênalti e recebeu cartão amarelo. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Sport, novamente em Porto Alegre, enquanto o São Paulo recebe o Atlético-PR no Morumbi.
Santos – Depois de brilhar na quarta-feira diante do Botafogo, Robinho voltou a ser decisivo no Maracanã. Com um gol do atacante após grande jogada de Geuvânio, o Santos venceu o Flamengo por 1 a 0 e foi a 39 pontos na competição. Com duas derrotas consecutivas, o clube carioca caiu na tabela e agora é o 12º, com 31 pontos. Em Salvador, o Botafogo manteve seu péssimo momento e foi derrotado pelo Vitória por 2 a 1. Marcinho marcou os dois gols do clube baiano e Rogério descontou para o Botafogo, que permaneceu com 27 pontos, na zona de rebaixamento, em 17º.
No Mané Garrincha, em Brasília, o Fluminense esteve perto de vencer o Bahia, mas cedeu o empate por 1 a 1 nos minutos finais. O atacante Fred marcou o primeiro, de cabeça, no primeiro tempo, mas o Bahia empatou aos 38 do segundo tempo, em cobrança de falta de Marcos Aurélio. O goleiro Diego Cavalieri falhou no lance. No Couto Pereira, o Coritiba venceu o clássico paranaense por 1 a 0, com um belo gol de Hélder.