O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898, por imigrantes portugueses no Rio de Janeiro, inicialmente como um clube de remo. Em 1915, passou a atuar também no futebol. Ao longo do século XX, o Vasco se destacou por sua postura pioneira contra o racismo no esporte, sua enorme torcida e por grandes conquistas no Brasil e no exterior.
O Vasco possui conquistas importantes no cenário nacional e internacional: 4 títulos do Campeonato Brasileiro, 1 título da Copa do Brasil, 1 título da Copa Libertadores da América (1998), 1 título do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões (1948) e conta com mais de 20 títulos do Campeonato Carioca. Essas conquistas colocam o Vasco entre os clubes mais tradicionais do Brasil.
O estádio oficial do Vasco é o Estádio São Januário, localizado no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Inaugurado em 1927, é um dos estádios mais tradicionais do país e tem capacidade para cerca de 21 mil torcedores. É também a sede administrativa do clube.
O técnico atual do Vasco é Fernando Diniz, contratado para liderar a equipe em um novo ciclo de reestruturação e competitividade.
Entre os mais vitoriosos da história estão: Antônio Lopes, campeão brasileiro em 1997 e da Libertadores em 1998, Evaristo de Macedo, com títulos estaduais importantes, Flávio Costa, que dirigiu o clube nos anos 1940, época de conquistas marcantes
Entre os maiores ídolos estão: Roberto Dinamite, maior artilheiro e símbolo eterno do clube, Edmundo, o “Animal”, Romário, craque mundial que teve grande passagem pelo Vasco, Juninho Pernambucano, herói da Libertadores, Carlos Germano, goleiro multicampeão Esses nomes estão eternizados na memória da torcida cruzmaltina.
Bellini, Orlando, Barbosa, Roberto Dinamite e Juninho estão entre os jogadores com mais títulos pelo clube. Alguns deles participaram de diferentes gerações campeãs, do Sul-Americano de 1948 à Libertadores de 1998.