Ainda sem apresentar provas, John Textor citou pela primeira vez, na última segunda-feira, 1º, as partidas que teriam sido manipuladas no Campeonato Brasileiro de 2022 e de 2023. O dono da SAF que controla o Botafogo acusou São Paulo e Fortaleza de favorecimento ao rival Palmeiras em cada um dos anos.

As afirmações foram feitas no próprio site do empresário norte-americano. São Paulo e Fortaleza repudiaram as acusações em notas oficiais. Relembre como foram os jogos.

Brasileirão 2023 – Palmeiras 5 x 0 São Paulo

O Palmeiras aplicou uma goleada histórica no São Paulo na 29ª rodada daquele Brasileirão. Ainda sob desconfiança de parte da torcida, mas já na arrancada que culminou no 12º título, o Verdão aplicou logo 5 a 0 no rival. E poderia ter sido mais. O primeiro tempo terminou 3 a 0, com gols de Breno Lopes (duas vezes) e Piquerez.

No segundo tempo, o time continuou na mesma intensidade e se beneficiou pela expulsão do lateral-direito Rafinha pelo segundo cartão amarelo — o árbitro era Raphael Claus. Marcos Rocha e novamente Piquerez balançaram as redes. O placar, contra um time completamente atordoado dentro de campo, comandado por Dorival Júnior, empatou a maior goleada alviverde no confronto, em 1965.

Citado por Textor, o São Paulo emitiu uma nota oficial em que repudia as afirmações do dono da SAF do Botafogo. “Tal afirmação sem nenhum vestígio de prova ataca a idoneidade de jogadores do elenco profissional masculino e a lisura da instituição São Paulo FC em seus 94 anos de história.”

Brasileirão 2022 – Palmeiras 4 x 0 Fortaleza