Publicidade
Publicidade

St. Pauli, Parma, Ipswich… os clubes que garantiram acesso na Europa

Alemanha, Inglaterra e Itália contam com equipes tradicionais retornando à elite nacional

O futebol europeu caminha para o final da temporada e com isso muitas equipes, algumas tradicionais, garantiram o acesso à elite nacional. Este é o caso do St. Pauli (Alemanha), que está de volta a Bundesliga após 13 anos na Segunda Divisão. Outras grandes equipes que retornaram são Parma (Itália) e Ipswich (Inglaterra). Confira quem já subiu de divisão:

Publicidade

ST. PAULI E HOLSTEIN KIEL
Após 13 anos longe da elite, o tradicional St. Pauli está de volta á Primeira Divisão da Alemanha. O clube da cidade de Hamburgo é conhecido internacionalmente pelo seu posicionamento político de esquerda e luta contra desigualdades e a favor de alguns grupos minoritários. O acesso veio com uma rodada de antecedência, em vitória contra o Osnabrück. No entanto, o título ainda não está definido. A equipe é líder da Bundesliga II com apenas um ponto de vantagem em relação ao Holstein Kiel, também classificado para a elite.

O Holstein Kiel fez história na atual temporada e vai disputar a Primeira Divisão da Alemanha pela primeira vez na sua história. O atual vice-líder da Segundona não pode mais ser alcançado pelo Düsseldorf, terceiro colocado.

Publicidade

PARMA E COMO
O Parma vive uma história de superação para tentar se reafirmar entre os grandes da Itália. O tradicional clube que fez sucesso nos 90 e conquistou títulos europeus (2x Liga Europa) sofreu com má gestão e decretou falência em 2015. Na atua temporada, conquistou o título da Série B e retornou à elite italiana.

Junto com o Parma, subiu também o Como, equipe comandada pelo ex-jogador espanhol Cesc Fàbregas, que chegou ao clube para se aposentar e se tornou técnico. A equipe da Lombardia também tem um ilustre dono: o francês Thierry Henry é um dos acionistas. O Como não disputava a elite italiana desde a temporada 2002/03.

LEICESTER E IPSWICH
Na difícil e competitiva Championship, a Segunda Divisão da Inglaterra, quem sobrou foi o Leicester. A equipe que surpreendeu o mundo na temporada 2015-16 com um título improvável da Premier League retorna à elite logo após ser rebaixado.

Publicidade

A grande história de acesso da Inglaterra, no entanto, está com o Ipswich Town. A equipe campeã nacional em 1961-62 e da Copa da UEFA em 1980-81 está de volta à Primeira Divisão após 22 anos. A última vez na Premier League havia sido em 2001-02. A grande curiosidade do Ipswich é o seu torcedor ilustre, o cantor Ed Sheeran, que também é patrocinador oficial do clube.

Publicidade