Rubiales e Hermoso: beijo de cartola em atleta campeã gera polêmica na Espanha
Ministro da Cultura e do Esporte tratou o gesto do presidente da federação espanhola como inaceitável, enquanto outras políticas exigiram sua demissão
Espanha campeã do mundo e um beijo na boca que rouba a cena. Em 2010, o goleiro Iker Casillas e sua então companheira, a jornalista Sara Carbonero, surpreenderam o público com um beijaço ao vivo após o título na África do Sul. Treze anos depois, outro caso, este aparentemente não consensual, causou enorme confusão no país, após o título da seleção feminina diante da Inglaterra, em Sidney, na Austrália, no último domingo, 20. No momento da premiação, o presidente da federação espanhola, Luís Rubiales, segurou a cabeça da meia Jenni Hermoso e deu-lhe um “selinho”, para surpresa geral. O comportamento foi tratado como sexista por políticos espanhóis e alguns pediram a renúncia de Rubiales.
Ambos os envolvidos minimizaram o gesto, tratado como uma reação espontânea de alegria entre amigos. Rubiales chamou seus detratores de “idiotas”, mas depois, em vídeo gravado pela federação de futebol do país, reconheceu o erro e pediu desculpas pelo ocorrido.
“Eu errei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui é algo natural, mas lá fora se formou uma comoção. Tenho que pedir desculpas , aprender com isso e entender que quando você é presidente, você tem que ter mais cuidado”, explicou o dirigente.
Num primeiro momento, nas comemorações no vestiário divulgadas em uma live no Instagram, Hermoso pareceu incomodada com as piadas. “Eu não gostei. O que que eu poderia fazer?”, disse, aos risos.
O ministro dos Esportes e da Cultura, Miquel Iceta, tratou o gesto como inaceitável e cobrou desculpas públicas de Rubiales. “Vivemos um momento de igualdade, direitos e respeito às mulheres. Todos nós temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e ações. Acho inaceitável beijar uma jogadora na boca para parabenizá-la”, disse Iceta, em entrevista à Radio Nacional España.
A deputada e porta-voz do partido Sumar, Marta Lois, subiu o tom e cobrou a renúncia do cartola. “Esse tipo de comportamento machista em relação à jogadora espanhola Jennifer Hermoso é intolerável. O Sr. Rubiales deveria renunciar. É uma vergonha”, afimou ela no Twitter, em postagem compartilhada pela líder do partido, Yolanda Diaz.
O deputado do Parlamento Europeu, Ernest Ustasun, também exigiu a saída de Rubiales. “Rubiales deve apresentar sua renúncia amanhã. A imagem que ele passou para o mundo é de machismo repugnante. Ele não pode ficar impune”, tuitou.
Este tipo de comportamiento sexista hacia la jugadora española Jennifer Hermoso es intolerable. El señor Rubiales debería dimitir. Una vergüenza pic.twitter.com/aOLfjn8yGi
— Marta Lois (@MLoisgonzalez) August 20, 2023
A ministra da Igualdade, Irene Montero ressaltou que beijos forçados são “uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem todos os dias e que não podemos normalizar”, enquanto Ione Belarra, ministra dos Direitos Sociais, escreveu que “se eles fazem isso com toda a Espanha assistindo, o que não farão em privado? A violência sexual contra as mulheres tem para terminar. Um abraço às campeãs.”
Es muy sencillo. Dos personas se besan si ambas quieren, si hay consentimiento.
Solo sí es sí.— Irene Montero (@IreneMontero) August 21, 2023
Hermoso e Rubiales minimizam a polêmica
A campanha vitoriosa da Espanha contou com uma série de confusões, especialmente envolvendo desentendimentos entre atletas e a comissão técnica comandada por Jorge Vilda. Decretado o título inédito, o grupo tentou focar no lado positivo, e Hermoso minimizou a questão do beijo em Rubiales.
“Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela imensa alegria que dá conquistar uma Copa do Mundo. O presidente e eu temos uma ótima relação, o comportamento dele com todas nós tem sido nota 10 e foi um gesto natural de carinho e gratidão”, disse ela, em nota divulgada pela federação. “Não se deve especular sobre um gesto de amizade e gratidão, ganhamos uma Copa do Mundo e não vamos nos desviar do que é importante”, completou.
Rubiales, por sua vez, fez duros ataques a seus crítico. “O beijo com Jenni? Tem idiotas por toda parte. Quando duas pessoas têm uma demonstração insignificante de afeto, não podemos dar atenção à idiotice. Somos campeões e é com isso eu eu fico”, afirmou à Rádio Marca. Horas depois, ao programa El Partidazo de COPE, Rubiales seguiu a mesma linha.
“Foi um selinho de dois amigos comemorando. É coisa sem maldade. Se existem tolos, que continuem com suas tolices. Há mais tolos do que janelas. Vamos prestar atenção naqueles que não são tolos. É uma coisa não maligna e sem sentido, se as pessoas querem perder tempo com isso.” Em um vídeo publicado no Instagram da atacante Salma Paralluelo, direto do vestiário, o presidente da federação apareceu abraçado a Jenni Hermoso, anunciado que as atletas viajariam a Ibiza para celebrar seu casamento com a atleta. Todos riram e gritaram “Ibiza” no momento.