Publicidade
Elas na Área ícone blog Elas na Área Notícias, entrevistas e reportagens especiais sobre o futebol feminino

Copa feminina: Espanha vence a Inglaterra e é campeã do mundo

La Roja fez 1 a 0 com Olga Carmona e colocou English Team na roda para conquistar título inédito; Hermoso ainda parou na goleira Earps em pênalti desperdiçado

A Espanha é a mais nova campeã do mundo. Na final da Copa do Mundo feminina disputada neste domingo, 20, a seleção espanhola enfrentou a Inglaterra e levou a melhor no Accor Stadium, em Sydney. Em decisão marcada pelo controle de jogo que colocou o English Team na roda, Olga Carmona marcou o único gol do encontro, garantiu o placar final de 1 a 0 e o título inédito para a Espanha.

Publicidade

A final da Copa do Mundo feminina destacou os diferentes modelos de jogo da Espanha e Inglaterra, que apostaram em estratégias distintas. No estilo que todos conhecem, La Roja valorizou a posse da bola e, quando sem ela, fez uma marcação alta que incomodou as adversárias. Do outro lado, o English Team somou poucas oportunidades em contra-ataques rápidos.

A primeira etapa de jogo foi todo espanhol, no domínio de jogo e também no resultado final. No entanto, quem assustou primeiro foram as inglesas: a atacante Hemp carimbou o travessão. Logo em seguida, foi a vez da Espanha parar na goleira Mary Earps.

Publicidade

Aos 30 minutos de jogo, foi a vez de Caldentey ocupar o espaço por dentro e dar o corredor para a capitã Olga Carmona, que atacou em profundidade e chutou firme para marcar o primeiro gol da decisão. Nos minutos finais, Paralluelo ainda parou na trave e quase ampliou.

A técnica Sarina Wiegman mudou a Inglaterra no intervalo e tentou deixar a equipe mais impositiva, tirar a posse de bola da adversária. Aconteceu, mas não com tanta efetividade. A primeira grande chance do segundo tempo foi da Espanha, exigindo mais uma boa defesa da goleira Earps.

O domínio espanhol foi tirando a paciência inglesa e, aos 22 minutos, as garotas de La Roja reclamaram de pênalti. A árbitra de vídeo confirmou o toque de mão da defensora Walsh e colocou a bola no cal. Na conversão, a experiente Jennifer Hermoso sucumbiu e brilhou mais uma vez o talento da goleira inglesa Earps, deixando o English Team vivo na final.

Publicidade

A injeção de ânimo após o pênalti defendido não foi suficiente para a Inglaterra reagir. Os 13 minutos de acréscimo foram dominados também pela Espanha, que conseguiu diminuir ao máximo o sofrimento e pressão adversária. Ao som do apito final, a Espanha conquistou o título inédito e se tornou a mais nova campeã do mundo.

Publicidade