Publicidade
Blog do Rodolfo Rodrigues ícone blog Blog do Rodolfo Rodrigues Análises, recordes, estatísticas e efemérides do futebol contadas por meio dos números

Ranking PLACAR: Flamengo amplia vantagem e Botafogo sobe

Campeão Carioca e da Copa do Brasil, o Rubro-Negro aumentou 12 pontos em relação ao Palmeiras, segundo colocado; já o Botafogo foi quem mais pontuou no ano

Com 13 títulos conquistados desde 2019, o Flamengo vem disparando na liderança do Ranking Placar de títulos. Campeão Carioca e da Copa do Brasil, o Rubro-Negro somou 18 pontos e abriu mais 12 em relação ao Palmeiras, que “apenas” faturou o Paulistão em 2024. O Fla tem agora 524 pontos contra 488 do Alviverde e viu a diferença subir para 36 pontos.

Publicidade

Mas nessa temporada de 2024 a grande sensação foi o Botafogo, que conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores e voltou a ganhar o Brasileirão depois de 29  anos. O Glorioso somou incríveis 35 pontos no ranking, no ano mais vitorioso de sua história, superando 1968, quando venceu a Taça Brasil e o Carioca. Apenas o Santos, em 1962 e 1963, e o Flamengo, em 2019, tinham conseguido vencer o Brasileiro e a Libertadores na mesma temporada.

O Santos, naquela época, havia conquistado a Taça Brasil. Com os dois grandes títulos, o Botafogo ultrapassou o Bahia e foi para a 12ª colocação no ranking.

Publicidade

Além da Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, o futebol carioca faturou também mais um título em 2024 com o Fluminense, campeão da Recopa Sul-Americana.

Tirando os times do Rio, os clubes que mais pontuaram no ano foram o Palmeiras (6 pontos pelo título do Paulistão); Fortaleza (4 pela conquista da Copa do Nordeste); Paysandu (2 pontos pelo título paraense e mais 2 pela taça na Copa Verde); além de Grêmio e Atlético-MG, que ganharam mais 4 pontos com os títulos estaduais. Santos (campeão da Série B), São Paulo (da Supercopa do Brasil), mais Athletico-PR, Vitória e Sport (campeões estaduais), fizeram três pontos cada.

O Tricolor paulista, com o título, diminuiu a diferença para o Corinthians (3º colocado) para apenas um ponto.

Entre os 20 primeiros colocados no ranking, além do Botafogo, outro clube que ganhou uma posição foi o Vitória, que foi para a 19ª posição, deixando o Ceará para trás, na 20ª.

Publicidade

Entre esses 20 times, seis deles não pontuaram em 2024: Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Bahia e Coritiba. Corinthians e Cruzeiro agora amargam cinco anos sem títulos. Já Inter e Vasco foram para o oitavo ano no fila, sem conquistas desde 2016.

Na lista de campeões estaduais, apenas um clube conquistou o título pela primeira vez: o GAS (Grêmio Atlético Sampaio), de Roraima. Mas 2024 contou com novos campeões em outras competições. Além do Botafogo (Libertadores) e do Fluminense (na Sul-Americana), o Santos levou a Série B e o São Paulo, a Supercopa do  Brasil. Já o Volta Redonda, que havia sido campeão da Série D em 2016, ganhou agora a Série C pela primeira vez. Já o Retrô, de Pernambuco, fundado em 2016, foi campeão da Série D, seu primeiro título profissional na história.

O top 20 está na Edição dos Campeões de 2024, já à venda no Mercado Livre 

Publicidade