Publicidade
Blog do Rodolfo Rodrigues ícone blog Blog do Rodolfo Rodrigues Análises, recordes, estatísticas e efemérides do futebol contadas por meio dos números

Botafogo quebra três marcas após golear o Flamengo

Alvinegro voltou a vencer o rival no estádio Nilton Santos após 6 anos e conseguir uma goleada depois de 17 anos

Líder do Brasileirão no início da 22ª rodada, o Botafogo entrou em campo nesse domingo, 18, precisando vencer o rival Flamengo para se manter na primeira colocação, depois da vitória do Fortaleza sobre o Red Bull Bragantino no sábado. Com os dois times focados nos jogos da Libertadores, o clássico carioca gerou bastante tensão antes do início, por conta das prováveis equipes que entrariam em campo.

Publicidade

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Mas Botafogo e Flamengo colocaram seus principais jogadores e fizeram um jogão. Muito mais favorável para o alvinegro, que aproveitou os desfalques do Flamengo (sem Pedro, Viña, Everton Cebolinha, Pulgar, Gabigol e Arrascaeta – que saiu com 8 minutos), e aplicou uma goleada história por 4 a 1. Com várias chances de gols clara perdidas – inclusive um pênalti de Almada, defendido por Rossi -, a sensação foi ainda que o resultado foi pouco.

Publicidade

Ainda assim, o 4 a 1 do Botafogo serviu para quebrar algumas marcas. A vitória serviu para quebrar um jejum de seis anos sem vitória sobre o Flamengo no Nílton Santos. Desde 2018, quando venceu o Fla por 2 a 1, no Brasileirão, o Botafogo tinha perdido todos os sete jogos seguintes em sua casa, com apenas três gols marcados e 12 gols sofridos. Só nesse domingo, o Fogão fez mais gols que nos últimos sete encontros no Engenhão.

A goleada foi também a primeira sobre o rubro-negro depois de 17 anos. A última com diferença de três gols havia sido em 2008, no Maracanã, na semifinal do Campeonato Carioca, quando o Botafogo ganhou por 3 a 0, com gols de Wellington Paulista, Lúcio Flávio e Alessandro.

Já a última vez em que o Botafogo aplicou quatro gols sobre o Flamengo foi mais distante ainda, há 22 anos, pelo Rio-São Paulo de 2022, quando ganhou por 4 a 2, no Maracanã. Foram 83 jogos até o Botafogo voltar a marcar quatro gols no Fla. Do outro lado, a última vitória do Flamengo por goleada (e por quatro gols), foi em 2013 (4 a 0, pela Copa do Brasil).

Publicidade

Na história do clássico, desde 1913, a maior goleada do Botafogo foi um 9 a 2, pelo Campeonato Carioca de 1927. O Fogão também já aplicou um 7 x 1 (amistoso em 1932), e um histórico 6 a 0 pelo Brasileirão de 1972. No Campeonato Brasileiro, aliás, esse 4 a 1 de 2024 é a segunda maior goleada do Botafogo sobre o Flamengo, atrás apenas do 6 a 0 de 72.

Publicidade