Yuri Alberto, do Corinthians, e Alerrandro, do Vitória, são os artilheiros do Brasileirão 2024, com 15 gols cada. Ambos marcaram na 38ª e última rodada, que coroou o Botafogo como campeão depois de 29 anos, e com isso dividirão o recém-criado troféu Roberto Dinamite. 

Yuri Alberto marcou no triunfo do Timão por 3 a o sobre o Grêmio, em Porto Alegre, enquanto Alerrandro deixou o dele no empate em 2 a 2 com o Flamengo, no Maracanã. Com isso, ambos terminaram à frente de Estêvão, do Palmeiras, que fez 13.

Recentemente, Yuri Alberto narrou sua redenção em entrevista de capa da PLACAR de novembro (clique aqui e garanta a sua). Na temporada mais goleadora de sua carreira, ele se tornou o segundo jogador do Corinthians a conquistar a artilharia do Brasileirão (o primeiro foi Jô, em 2017).

Além disso, Yuri terminou o ano como “artilheiro do Brasil”, com 26 gols no ano, um à frente de Pedro, do Flamengo, que se lesionou gravemente em setembro.

Artilheiros do Brasileirão 2024

1º: Yuri Alberto (Corinthians): 15
Alerrandro (Vitória): 15
3º – Estêvão (Palmeiras): 13
4º – Vegetti (Vasco): 12
5º – Pedro (Flamengo): 11
Raphael Veiga (Palmeiras): 11
Wesley (Internacional): 11
Luciano (São Paulo): 11
8º Hulk (Atlético-MG): 10
Lucas Moura (São Paulo): 10
Garro (Corinthians): 10
Vegetti (Vasco): 10

Troféu Roberto Dinamite

A CBF apresentou no último sábado, 7, o Troféu Roberto Dinamite. O prêmio será entregue a Yuri e Alerrandro, os artilheiro do Brasileirão. A homenagem faz referência ao maior goleador da história da competição com 190 gols.