Brasileirão: rodada dura para líderes pode mexer com corrida por título
Colados na ponta da tabela, Botafogo, Palmeiras e Fortaleza jogam fora de casa de olho na primeira colocação antes da Data Fifa; confira a corrida
O Brasileirão retorna neste fim de semana, após breve paralisação para as primeiras partidas da semifinal da Copa do Brasil, com confrontos importantes que podem influenciar diretamente na corrida pelo título da competição. Botafogo, Palmeiras e Fortaleza, principais postulantes hoje, jogam fora de casa. A rodada pode dar novos rumos ao torneio antes de longa paralisação para os jogos das seleções na Data Fifa. PLACAR explica os cenários:
Botafogo, 57 pontos
Líder da competição, o Glorioso é o favorito para ficar com a taça, segundo projeções matemáticas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A equipe tem 43,8% de probabilidade de título.
Nesta rodada, os cariocas fazem um difícil confronto diante do Athletico Paranaense, na Ligga Arena. Dos dez jogos que restam, o confronto direto com o Palmeiras, pela 36ª rodada, ocorrerá no Allianz Parque.
O lado bom é que o time dirigido por Artur Jorge tem a melhor campanha como visitante até aqui, com 25 pontos somados em 14 partidas, um aproveitamento de 59,5%.
Na corrida pelo título que não vem desde 1995, ainda tem um clássico a disputar, diante do Vasco, e confrontos com dois times que postulam G-6 nas duas últimas rodadas: Internacional e São Paulo.
- 5/10 – Athletico-PR x Botafogo – Ligga Arena
- 20/10 – Botafogo x Criciúma – Nilton Santos
- RB Bragantino x Botafogo – Nabi Abi Chedid
- Botafogo x Vasco – Nilton Santos
- Botafogo x Cuiabá – Nilton Santos
- Atlético-MG x Botafogo – Arena MRV
- Botafogo x Vitória – Nilton Santos
- Palmeiras x Botafogo – Allianz Parque
- Internacional x Botafogo – Beira-Rio
- Botafogo x São Paulo – Nilton Santos
Palmeiras, 56 pontos
Vice-líder, o Verdão tenta manter a guinada pelo terceiro título consecutivo do torneio. O time venceu as últimas cinco partidas que disputou, aumentando consideravelmente a probabilidade de título para 31,7%, segundo a UFMG.
A equipe dirigida por Abel Ferreira visitará o Red Bull Bragantino com o segundo melhor desempenho quando joga fora de casa: 22 pontos somados em 13 jogos, 56,4% de aproveitamento.
Diferente do Botafogo, que segue vivo na busca pela Libertadores, o Palmeiras tem foco exclusivo no Brasileirão e faz os dois confrontos diretos – contra Botafogo e Fortaleza – em São Paulo.
- 5/10 – RB Bragantino x Palmeiras – 05/10 – Nabi Abi Chedid
- 20/10 – Juventude x Palmeiras – 20/10 – Alfredo Jaconi
- Palmeiras x Fortaleza – Allianz Parque
- Corinthians x Palmeiras – Neo Química Arena
- Palmeiras x Grêmio – Allianz Parque
- Bahia x Palmeiras – Arena Fonte Nova
- Atlético-GO x Palmeiras – Antônio Accioly
- Palmeiras x Botafogo – Allianz Parque
- Cruzeiro x Palmeiras – Mineirão
- Palmeiras x Fluminense – Allianz Parque
Fortaleza, 55 pontos
Terceiro colocado, o Laion ainda figura como potencial surpresa na corrida pelo troféu: 22, 9% de probabilidades, segundo a UFMG. Caso vença o seu compromisso diante do Grêmio, fora de casa, a equipe cearense pressiona os rivais.
Na próxima rodada, também joga quatro dias antes diante do Atlético Mineiro, que deve poupar pensando nas semifinais da Copa do Brasil e Libertadores.
No caminho para um sonhado título nacional, terá um confronto direto com o Palmeiras em São Paulo. Além disso, também encara adversários de peso como Flamengo e Internacional, que lutam pela ponta de cima da tabela.
“Acho que o Nordeste está com capacidade para brigar por um título”, disse o técnico Juan Pablo Vojvoda à PLACAR em março.
- 4/10 – Grêmio x Fortaleza – Arena do Grêmio
- 16/10 – Fortaleza x Atlético-MG – Arena Castelão
- Palmeiras x Fortaleza – Allianz Parque
- Juventude x Fortaleza – Alfredo Jaconi
- Fortaleza x Vasco – Arena Castelão
- Fluminense x Fortaleza – Maracanã
- Fortaleza x Flamengo – Arena Castelão
- Vitória x Fortaleza – Barradão
- Atlético-GO x Fortaleza – Antônio Accioly
- Fortaleza x Internacional – Arena Castelão