Publicidade
Publicidade

Quem é Evanilson, surpresa da convocação de Dorival Júnior

O atacante do Porto foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez para a disputa da Copa América; atualmente, soma 24 gols em 39 partidas

O técnico Dorival Júnior convocou nesta sexta-feira, 10, a seleção brasileira que disputará os dois amistosos contra México e Estados Unidos, além da Copa América de 2024, nos EUA. A surpresa ficou por parte da convocação do atacante Evanilson, do Porto-POR. Aos 24 anos, o jogador soma 24 gols na temporada, contando liga portuguesa e Champions League.

Publicidade

“Ele pouco atuou dentro do país, mas é um jogador que vem chamando a atenção. Tem um entendimento muito claro da função que excuta, tanto sai para ser um homem que complementa um segundo na área, como também infiltra bem nos momentos em que atacamos pelos lados, é um jogador muito interessante que se repetir aqui o que faz no clube será uma grata surpresa”, afirmou Dorival após a convocação.

O treinador admitiu que Evanilson foi chamado em razão do corte de Richarlison, do Tottenham, que teve uma lesão na panturrilha.  “O Evanilson já havia sido um nome comentado na outra convocação, e agora em função da lesão do Richarlison, que aconteceu na manhã de hoje, passa a ser um jogador em quem acreditamos”, comentou Dorival, sobre o atacante.

Publicidade

Cria de Xerém

Nascido em Fortaleza (CE), chegou aos 14 anos ao Fluminense e foi criado nas categorias de base de Xerém. Evanilson subiu ao profissional em 2017, mas pouco atuou pelo clube das Laranjeiras. Logo foi emprestado ao STK Samorim, da Eslováquia, onde atuou por seis jogos e marcou dois gols antes de voltar ao Brasil.

De volta ao Fluminense se destacou durante as temporadas de 2019 e 2020, marcando 10 gols em 25 partidas. Chegou a negociar com o Crystal Palace para atuar na Premier League, mas acabou fechando com o Porto, onde atua até hoje.

Evanilson comemora gol pelo Fluminense - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Evanilson comemora gol pelo Fluminense – Mailson Santana/Fluminense FC

Ao chegar em Portugal, passou um período na equipe secundária do Porto, o Porto B, onde teve início avassalador. Nas primeiras cinco partidas, marcou seis gols, o que o credenciou a voltar para a equipe principal e não sair mais de lá.

Publicidade

O atacante vem de duas temporadas como titular. Em 2021/22, marcou 21 gols, melhor marca da carreira. Na temporada passada marcou 10 gols em 41 jogos e, atualmente, já soma 24 gols, com o campeonato português a duas rodadas do final.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade