Neymar retornou ao Santos e trouxe na bagagem uma das carreiras mais vitoriosas de um atleta brasileiro. Com seus 21 títulos conquistados entre 2013 e 2023, o atacante fez o Peixe subir na classificação de elencos com mais troféus conquistados na Europa. O Flamengo, porém, segue na liderança, ajudado também pela contratação de Danilo.

No levantamento feito pelo site Torcedores.com, foram considerados todos os planteis atualizados dos 20 clubes da Série A até o último dia 3, e contabilizados todos os títulos oficiais de primeira divisão conquistados por jogadores em qualquer um dos países que fazem parte da Uefa, entidade que organiza o futebol na Europa.

Flamengo tem o elenco mais vitorioso na Europa

Neymar trouxe nada menos que 21 títulos conquistados por Barcelona e Paris Saint-Germain, mas ainda assim quem tem o elenco mais vencedor na Europa não é o Santos, e sim o Flamengo. São 45 títulos no futebol europeu, conquistados por 11 jogadores diferentes do elenco, reforçando o status do rubro-negro como o dono do plantel mais forte do país. Danilo, reforço mais recente do time carioca, soma 16 títulos.

A diferença do Flamengo para os outros elencos não é tão grande quanto poderia se imaginar e o Corinthians também tem um elenco com muitos títulos europeus, 44, para ser mais exato, conquistados por oito jogadores diferentes. E se engana quem pensa que o holandês Depay é o maior vencedor no elenco paulista. André Ramalho soma 17 títulos no Velho Continente.

São Paulo e Internacional também possuem 44 títulos europeus distribuídos entre os jogadores dos respectivos elencos. Destaques para o são-paulino Lucas Moura e o colorado Fernando, com 18 títulos cada.

Apesar da injeção de títulos conquistados na Europa promovida por Neymar, o elenco do Santos é ainda o sexto com mais troféus no Velho Continente, conquistados por outros cinco jogadores além de Neymar: Tiquinho Soares (cinco), Gabriel Brazão, Lucas Peres, Tomás Rincón (dois) e Wendel Silva (um).

Os dez elencos brasileiros com mais títulos conquistados na Europa:

1 – Flamengo: 45

2 – Corinthians: 44

3 – São Paulo: 44

4 – Internacional: 44

5 – Vasco: 35

6 – Santos: 33

7 – Fluminense: 31

8 – Atlético-MG: 27

9 – Fortaleza: 27