O futebol brasileiro e, em especial, a torcida do Santos, está em festa nesta terça-feira, 25 de fevereiro, com o aniversário de 90 anos de José Macia, o Pepe. eterno parceiro de Pelé, apelidado de Canhão da Vila, detém uma marca que dificilmente será batida no futebol nacional: ninguém jogou tantas vezes por apenas um time em toda a carreira quanto ele.

O site Torcedores.com levantou dados dos chamados 12 clubes grandes do futebol brasileiro (Grêmio, Internacional, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Atlético-MG e Cruzeiro) e listaram os atletas mais ‘fiéis, com Pepe na ponta, seguido por Nilton Santos (Botafogo) e Fiúme (Palmeiras).

Pelé e Pepe, no Maracanã -

Pelé e Pepe, eternos parceiros de Peixe – Acervo/PLACAR

Os dez jogadores mais fiéis da história do futebol brasileiro:

1 – Pepe (Santos) – 741 partidas
2 – Nilton Santos (Botafogo) – 721 partidas
3 – Fiúme (Palmeiras) – 601 partidas
4 – Piazza (Cruzeiro) – 566 partidas
5 – Altair (Fluminense) – 551 partidas
6 – Marcos (Palmeiras) – 533 partidas
7 – Teixeirinha (São Paulo) – 525 partidas
8 – Carlinhos (Flamengo) – 517 partidas
9 – Milton Kuelle (Grêmio) – 502 partidas
10 – Grapete (Atlético-MG) – 486 partidas

Fonte: Torcedores.com

Pepe, Nilton Santos e Fiúme no pódio

Pepe é o jogador mais fiel da história do futebol brasileiro graças aos 741 jogos entre 1954 e 1969. Sua trajetória se confunde com a do próprio Peixe. E, neste sentido, supera até mesmo os feitos de Pelé, recordista de jogos pelo time da Vila Belmiro, uma vez que o Rei do Futebol optou por defender o New York Cosmos, dos EUA, antes da aposentadoria.

Naturalmente, Pelé e Pepe formam, com Neymar, o trio de ataque do Santos ne eleição Meu Time dos Sonhos, realizada por PLACAR. A revista de colecionador está à venda em nossa loja no Mercado Livre e nas bancas de todo o país.