Publicidade
Publicidade

Os jogadores que ficam livres no mercado no fim de 2024

Nomes badalados do futebol mundial e figuras conhecidas do Brasil têm vínculo até 31 de dezembro ou já estão sem clube; confira lista

O ano de 2024 está na reta final e, com isso, o mercado da bola começa a aquecer. Alguns jogadores de peso já estão próximos ao fim de seus contratos, enquanto outros estão sem clube e livres no mercado.

Publicidade

Entre aqueles que não têm vínculo, figuram nomes como Paul Pogba e Sergio Ramos, que já tiveram seus futuros ligados ao Corinthians e outros destinos.

Já no mercado nacional, Gabriel Barbosa é quem mais atrai holofotes. O atacante não renovará seu contrato com o Flamengo e se tornou alvo de diversos clubes durante o ano. Gabigol, porém, ainda que extraoficialmente, já chegou a ser “cravado” no Cruzeiro por Marcos Braz, vice-presidente do futebol flamenguista.

Publicidade

Assim, visando a movimentação da janela de transferências, PLACAR elencou os principais jogadores que já estão e os que vão ficar livres no mercado no fim de 2024. Confira:

Quem já está livre?

  • Dele Alli

Depois de surgir como uma das grandes promessas do futebol inglês, Dele Alli viu a carreira derrapar por lesões e problemas extracampo. Agora, aos 28 anos, está sem clube desde que deixou o Everton, em julho.

O meia, porém, não entra em campo desde fevereiro de 2023, quando sofreu uma fissura muscular. Em outubro, teve seu nome ligado ao Genoa, da Itália.

Publicidade
  • Paul Pogba
Campeão mundial com a França tem convivido com problemas físicos - Divulgação/Juventus
Pogba é um dos nomes livres no mercado – Divulgação/Juventus

O meio-campista de 31 anos está sem entrar em campo desde setembro de 2023. Após isso, foi punido após testar positivo para testorena no exame antidoping, e teve recentemente o contrato rescindido com a Juventus.

Livre no mercado e de volta da punição em março de 2025, é especulado em diversos destinos. Clubes europeus, sauditas e brasileiros, como o Corinthians, aparecem como opções.

  • Sergio Ramos

Considerado por muitos um dos zagueiros da história, o zagueiro está sem clube desde o fim da última temporada. Ramos tem 38 anos e defendeu o Sevilla entre 2023 e 2024.

O defensor foi cogitado em equipes sul-americanas, inclusive no Corinthians. Além disso, segundo a imprensa espanhola, ele chegou a se oferecer para atuar pelo Real Madrid, clube em que se tornou lenda, mas foi recusado.

  • Marcelo
LUCAS MERÇON / FLUMINENSE
Marcelo deixou o Fluminense após briga com Mano – Lucas Merçon/Fluminense

O experiente lateral-esquerdo deixou o Fluminense há poucas semanas, após atrito com o treinador Mano Menezes. Sem clube, pode aparecer em um novo destino em 2025.

  • Keylor Navas

O goleiro costarriquenho de 37 anos não entra em campo desde maio, quando defendeu o Paris Saint-Germain pouco antes de encerrar o ciclo pelo clube. Após isso, não fechou com nenhuma equipe, mas chegou a ser ligado com o Grêmio.

  • Rafinha

Ainda livre após deixar o Al-Arabi, do Catar, o meia brasileiro segue no radar de gigantes do Brasil. Apenas nos últimos meses, Palmeiras e Flamengo foram prováveis destinos, mas nenhum negócio foi concretizado.

Os que ficam livres no mercado

  • Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa, o Gabigol, comemora um de seus gols contra o Atlético-MG - Alexandre Battibugli/PLACAR
Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi decisivo na Copa do Brasil – Alexandre Battibugli/Placar

Gabigol ainda não teve seu destino confirmado. No entanto, o atacante já anunciou publicamente que não segue no Flamengo em 2025.

Após o título da Copa do Brasil, o dirigente Marcos Braz chegou a cravar o acerto de Gabriel com o Cruzeiro. Porém, nenhuma das partes oficializou o acordo e o Santos chegou a aparecer como hipotético novo clube.

  • Matías Vargas

O argentino de 27 anos ainda não assinou nenhum contrato para 2025. Até o momento, o atacante veloz e ágil não renovou com o Shangai Port, da China, mas soma bons números neste ano: 15 gols e 12 assistências em 34 jogos.

  • Oscar
Oscar tem bons números em cinco anos de China -
Oscar tem bons números em anos de China

Brasileiro de passagens pela seleção e Chelsea, o meia está há sete anos no futebol chinês. Seu contrat0 com o Shangai Port chega ao fim em 2024 e os próximos passos ainda não foram anunciados.

  • Manuel Lanzini

Aos 31 anos, o habilidoso meia não deve renovar com o River Plate para a temporada de 2025. Anteriormente, Lanzini já esteve na mira de Flamengo e Vasco e deve seguir movimentando os rumores do mercado.

  • Héctor Herrera

Meio-campista de passagens por Porto e Atlético de Madrid, o mexicano não deve seguir no Houston Dynamo, dos Estados Unidos. Hoje, aos 34 anos, pode vir a reforçar clubes do Brasil, fora da badalação da Europa.

Situações mais difíceis

Luís Suárez joga no time de Messi - Fayez Nureldine/AFP
Luís Suárez joga no time de Messi – Fayez Nureldine/AFP

Outros nomes também podem se tornar livres no mercado no fim de 2024. Contudo, alguns casos contam com uma trava: a opção de renovação contratual por uma ou mais temporada.

Três casos assim são de atletas do Inter Miami, dos Estados Unidos. Matías Rojas, meia ex-Corinthians, tem a opção de renovar por mais duas temporadas, enquanto o lateral Jordi Alba, ex-Barcelona, e o atacante Luis Suárez, ex-Barça e Grêmio, podem estender por mais uma.

Também nos Estados Unidos, Léo Chú, do Seattle Sounders, vive a mesma situação. Alvo de clubes brasileiros na última janela, o ponta canhoto tem a possibilidade de aumentar seu vínculo com a equipe norte-americana por mais 12 meses.

Publicidade