Publicidade
Publicidade

Fora das Copas: noite de terror compromete 2025 do Corinthians

Timão não fica fora da Copa do Brasil há mais de 10 anos, mas apenas reação milagrosa garante vaga na próxima

Após a eliminação do Corinthians para o Racing na Copa Sul-Americana, na última quinta-feira, 31. as chances do Timão disputar a Copa do Brasil em 2025 ficaram mínimas. Pelo novo método de classificação, apenas uma classificação para a Libertadores via Campeonato Brasileiro garante a vaga na competição da próxima temporada.

Publicidade

No entanto, para isso, o time treinado por Ramón Díaz precisa de uma recuperação heróica no Brasileirão, visto que atualmente luta contra o rebaixamento. Assim, está próxima de ser confirmada a ausência do Timão pela oitava vez na competição nacional.

Ao todo, o time paulista não jogou o torneio nas edições de 1990, 1993, 2003, 2006, 2010, 2011 e 2012. Nas cinco últimas vezes em que não participou, porém, a equipe disputou a Libertadores, quando os clubes não participavam de ambas as disputam.

Publicidade

Isso se dá pelo novo regulamento da CBF, divulgado no fim de 2022. Agora, para garantir vaga na Copa do Brasil, o clube precisava terminar entre os quatro primeiros ou ter a melhor campanha entre os eliminados nas quartas de final.

Contudo, o Corinthians foi eliminado ainda na primeira fase do Paulista e terminou apenas em 10º na classificação geral. Com isso, a participação dependeria de vencer a própria Copa do Brasil ou a Sul-Americana, o que renderia um lugar direto na Libertadores do ano seguinte.

Brasileirão: sonho distante para o Corinthians

Atualmente, o Timão ocupa o 15º lugar no campeonato, estando 16 pontos atrás do São Paulo, que está em 6º, e 9 pontos do Cruzeiro, na oitava posição. Caso Botafogo e Flamengo conquistem, respectivamente, a Libertadores e a Copa do Brasil, o G-6 se ampliaria para G-8.

Publicidade

De acordo com o instituto de matemática da UFMG, a chance do Alvinegro disputar a próxima edição fa mais badalada competição continental é de apenas 0,003%. Ou seja, a vaga na Copa do Brasil de 2025 depende de basicamente uma recuperação milagrosa – além de resultados ruins de concorrentes.

A situação fica ainda mais complicada ao pensar que o Timão pode até mesmo ficar fora da próxima Copa Sul-Americana caso seja rebaixado. Atualmente, além dos ocupantes do Z-4, o 13º, 14º, 15º e o 16º do Brasileirão ficam de fora.

Entretanto, se o Cruzeiro for campeão da Copa Sul-Americana desta temporada, as vagas aumentam. Nesse caso, apenas o 16º colocado (e os rebaixados) não disputarão nenhuma competição continental em 2025.

Os paulistas classificados para a próxima Copa do Brasil

Palmeiras (campeão estadual)
Santos (vice-campeão estadual)
Red Bull Bragantino (3º colocado estadual)
Novorizontino (4º colocado estadual)
São Paulo (5º colocado estadual)
Votuporanguense (vice-campeão da Copa Paulista) — o campeão Monte Azul optou pela vaga na Série D

Publicidade