Publicidade
Publicidade

Em risco: do que o Flamengo precisa para se classificar na Libertadores

Equipe de Tite foi derrotada pelo Palestino e viu situação na competição se complicar; confira jogos restantes e o cenário do Rubro-Negro por vaga nas oitavas

O Flamengo foi derrotado pelo Palestino, do Chile, por 1 a 0, na última terça-feira, 7, e se complicou na briga por vaga nas oitavas de final da Libertadores 2024. O resultado contra o rival direto tirou o time de Tite da zona de classificação a duas rodadas do fim da fase de grupos.

Publicidade

Com quatro pontos, o Rubro-Negro iniciou a campanha na competição empatando em 1 a 1 com o Millonarios, na Colômbia, e venceu o adversário chileno na segunda rodada por 2 a 0, jogando em casa. Porém, o declínio começou quando viajou a La Paz e, poupando titulares, foi derrotado pelo Bolívar por 2 a 1.

O aproveitamento abaixo do esperado na Libertadores fez a pressão crescer. Na mesma linha, atuações pouco convincentes nas outras competições mantiveram as cobranças da torcida. A crise se agravou com a derrota para o Palestino.

Publicidade

Em terceiro lugar do grupo, o Flamengo ainda corre risco de terminar a quarta rodada na lanterna: o Millonarios pode assumir a terceira posição caso vença o Bolívar por 3 ou mais gols de diferença, nesta quarta-feira, 8.

As contas do Flamengo

O Flamengo tem quatro pontos, com mais seis em jogo. De acordo com o site Chance de Gol, chegar aos 10 pontos deixaria a equipe com 97% de chance de se classificar às oitavas. No entanto, o Rubro-Negro ainda depende de resultados alheios.

Ainda que vença seus dois próximos jogos, ambos no Maracanã, o Flamengo depende que Palestino ou Bolívar tropecem. Na próxima quarta-feira, 15, o Mengão recebe o adversário boliviano, em partida que pode marcar a eliminação antecipada em caso de empate ou derrota.

Publicidade

A última rodada acontece contra o Millonarios, da Colômbia. O jogo está marcado para dia 28 de maio, com mando rubro-negro, e pode ter caráter decisivo por uma vaga nas oitavas de final, eliminação com direito a disputa da Sul-Americana ou mesmo a lanterna da chave.

Em 20 participações na Libertadores, o Flamengo caiu na fase de grupos cinco vezes. Campeão em 1981, 2019 e 2022, o Rubro-Negro não é eliminado neste estágio desde 2017.

Classificação atual do Grupo E

1 – Bolívar: 9 pontos, 3 jogos, +6 saldo de gols
2 – Palestino: 6 pontos, 4 jogos, -3 saldo de gols
3 – Flamengo: 4 pontos, 4 jogos, 0 saldo de gols
4 – Millionarios: 1 ponto, 3 jogos, -3 saldo de gols

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade