Publicidade
Publicidade

Como era Zubeldía no Barcelona? Técnico do São Paulo já treinou rival

Novo comandante Tricolor ainda é muito querido no adversário desta quinta-feira, 25, pela Libertadores

Novo técnico do São Paulo, Luis Zubeldía é um velho conhecido do adversário desta quinta-feira, 25, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O treinador argentino, de 43 anos, reencontra o Barcelona de Guayaquil, no Equador, time que dirigiu entre 2011 e 2012.

Publicidade

Barcelona-EQU e São Paulo se enfrentam a partir das 21h (de Brasília), no estádio Banco Pichincha, com transmissão da ESPN (TV fechada) e Star+ (streaming).

Apesar de muito querido em sua passagem pelos Amarillos, o treinador ficou apenas um ano no cargo e não conquistou nenhum título. O maior sucesso no Equador foi à frente da LDU em duas passagens, na campanha do vice-campeonato nacional (2015) para o também rival Emelec e do título da Copa Sul-Americana (2023).

Publicidade

“Tenho carinho pelo Barcelona, sempre querem que eu volte. Nesse respeito, vou defender as cores do São Paulo. Sou agradecido a um clube que se portou bem comigo”, disse Zubeldía, que chegou para substituir o demitido Thiago Carpini e fará sua estreia nesta quinta.

O Zubeldía dos tempos de Barcelona evoluiu, mas os seus times ainda mostram alguma característica em comum para o jogador que teve de se aposentar precocemente, aos 23 anos, por conta de problemas no joelho. Aos 27, o argentino já era o treinador principal do Lanús-ARG, time o qual o havia dado projeção para a disputa da Copa do Mundo Sub-17.

Naquele Barcelona, a defesa forte era uma das características, com saídas rápidas para o contra-ataque. Quase uma década depois, Zubeldía disse que hoje gosta de times que se dediquem menos à velocidade e mais à posse de bola no campo do adversário. Além disso, a marcação pressão já não é mais uma prioridade.

Publicidade

“Sem bola, é importante ter as três alturas do campo, dos movimentos, para que a equipe seja organizada, de maneira inteligente. Com bola, com o tempo, vamos aprender a fazer ataques não tão verticais, dar uma pausa para a equipe trabalhar mais compacta depois de uma sequência de passes. Isso vim aprendendo nas ligas em que trabalhei”, disse.

Luis Zubeldía, Lanus, José Jácome/EFE
Zubeldía teve de aposentar carreira como jogador e virou técnico aos 27 anos – José Jácome/EFE

Prováveis escalações de Barcelona-EQU x São Paulo

Barcelona-EQU: Victor Mendoza; Mathías Suárez, Nicolás Ramírez, Lucas Sosa e Aníbal Chalá; Fernando Gaibor e Dixon Arroyo; Janner Corozo, Damían Díaz e João Rojas; Allen Obando. Técnico: Diego López.

São Paulo: Rafael; Arboleda, Diego Costa e Alan Franco; Igor Vinícius, Pablo Maia, Alisson e Welington; Luciano, André Silva e Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade