Publicidade
Publicidade

CBF divulga data das semifinais da Copa do Brasil com alterações

Jogos da volta acontecerão em um final de semana devido à Data Fifa e calendário da Libertadores e Sul-Americana; Corinthians e Vasco repudiam

A CBF divulgou na noite deste sábado, 28, as datas e horários das semifinais da Copa do Brasil. Após solicitação de mudança nos jogos da volta por Flamengo e Atlético Mineiro, a entidade acatou e alterou as decisões para o final de semana do dia 19 e 20 de outubro. A dupla Corinthians e Vasco haviam se posicionado contra a alteração. O Timão emitiu uma nota de repúdio logo após a divulgação das datas.

Publicidade

O calendário previa os jogos da volta da Copa do Brasil para o meio de semana do dia 16. No entanto, Flamengo e Vasco solicitaram uma alteração, que foi acatada pela CBF. A justificativa está na Data Fifa, que acontece até o dia 15, até então véspera dos confrontos, além do calendário de Libertadores (Atlético-MG) e Sul-Americana (Corinthians), com jogos marcados para a semana seguinte, do dia 24.

A CBF informou também que os jogos do Brasileirão envolvendo as equipes em questão serão antecipados para 16 e 17 de outubro.

Publicidade

Ainda durante a semana, o Corinthians se manifestou em nota alegando surpresa sobre a proposta de alteração de data dos jogos confirmou manifestação contrária a decisão junto ao presidente da CBF Ednaldo Rodrigues. Após as alterações, o Timão emitiu uma nota de repúdio alegando desrespeito ao clube e ao próprio torneio.

“É inadmissível que, em uma competição de tamanha relevância, decisões sejam tomadas favorecendo um clube em detrimento dos demais… Nossa instituição havia formalmente se manifestado contrária a qualquer modificação, como foi detalhado no ofício enviado à CBF, e a decisão unilateral de acatar um pedido de outro clube, sem consideração pelos impactos negativos ao nosso planejamento, é um claro desrespeito”.

O Vasco também se manifestou, na figura do presidente Pedrinho. Em vídeo publicado nas redes sociais, o dirigente reclamou: “Só falta agora o adversário escolher o árbitro para o jogo. Para mim, a CBF perde completamente a credibilidade com essa decisão”.

Publicidade

Quando serão as semifinais da Copa do Brasil

02/10 – Atlético-MG x Vasco – às 19h15 (de Brasília)
02/10 – Flamengo x Corinthians – às 21h45 (de Brasília)

19/10 – Vasco x Atlético-MG – às 18h30 (de Brasília)
20/10 – Corinthians x Flamengo – às 16h (de Brasília)

Confira a nota do Corinthians na íntegra:

O Sport Club Corinthians Paulista expressa sua profunda indignação com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar a data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Tal decisão, além de ser uma afronta ao calendário previamente estabelecido, desrespeita não apenas o Corinthians, mas também a competição como um todo.

É inadmissível que, em uma competição de tamanha relevância, decisões sejam tomadas favorecendo um clube em detrimento dos demais, especialmente quando já foi amplamente divulgado que o Corinthians disputa simultaneamente três competições, e qualquer alteração gera sérios prejuízos ao nosso planejamento esportivo. O respeito ao cronograma pré-estipulado deveria ser uma prioridade da CBF, que, infelizmente, demonstra, mais uma vez, falta de compromisso com a equidade e a transparência.

O Corinthians não pode aceitar passivamente que mudanças sejam feitas para atender interesses individuais, colocando em risco a integridade da competição e o desempenho das equipes envolvidas. Nossa instituição havia formalmente se manifestado contrária a qualquer modificação, como foi detalhado no ofício enviado à CBF, e a decisão unilateral de acatar um pedido de outro clube, sem consideração pelos impactos negativos ao nosso planejamento, é um claro desrespeito.

Esse tipo de atitude fere a credibilidade do futebol brasileiro. O Corinthians seguirá lutando para que o futebol seja tratado com justiça e igualdade, sem favorecimentos ou interferências externas que comprometam a integridade das competições.

Publicidade