Publicidade
Elas na Área ícone blog Elas na Área Notícias, entrevistas e reportagens especiais sobre o futebol feminino

Rubiales é condenado a pagar multa diária por beijo em Hermoso

Ex-presidente da federação espanhola escapou de prisão, mas terá multa de 20 euros por dia durante 18 meses por agressão sexual em 2023

O Tribunal Nacional Espanhol condenou o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, ao pagamento de 20 euros por dia (R$ 119 pela cotação atual) durante 18 meses pelo beijo sem consentimento na atacante Jennifer Hermoso durante a cerimônia de premiação  da Copa do Mundo feminina, em agosto de 2023. O dirigente, porém, escapou da possibilidade de prisão.

Publicidade

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Além disso, ele deve manter uma distância mínima de 200 metros de Hermoso. O valor total da multa é de 10.800 euros (R$ 64.000).

O julgamento durou quase duas semanas e contou com o depoimento da jogadora. Por mais de duas horas, ela argumentou ao tribunal e mencionou que teve “machado um dos dias mais felizes” da vida dela. Também deixou claro que em nenhum momento pediu para “dar um beijinho”, como alega Rubiales.

Publicidade
Luis Rubiales, presidente da Real Federação de Futebol Espanhola , está sendo pressionado para renunciar -Pierre Philipe/AFP
Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação de Futebol Espanhola, escapou da prisão -Pierre Philipe/AFP

O irmão de Hermoso também deu depoimento afirmando ter sido coagido por “homens de cofiança” do antigo presidente, que negou a tentativa de contato.

A promotoria do caso solicitava dois anos e meio de prisão para Rubiales: um ano por agressão sexual, pelo beijo em si, e um ano e meio pelas pressões exercidas sobre a jogadora para minimizar o gesto.

Sua defesa, porém, pediu pela absolvição argumentando que a conduta foi “inadequada”, mas não “criminosa”.

Ainda em 2023, Rubiales foi banido pela Fifa do futebol por três anos. Por conta da pressão pela repercussão do caso, ele optou por renunciar o cargo de mais prestígio do futebol espanhol. Além dele, o técnico Jorge Vilda também saiu, sendo substituído por Montse Tomé.

Publicidade

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade