Publicidade
Publicidade

Quem é Evanilson, brasileiro com mais gols na Champions League

Revelado no Fluminense, atacante de 24 anos do Porto vive a melhor temporada da carreira com média de 0,77 por partida

Vinicius Júnior, Rodrygo, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus puxam a fila dos principais jogadores brasileiros na disputa da Champions League. Na atual edição, 43 nomes que nasceram no país disputam a fase de grupos, mas curiosamente é um bem menos conhecido o principal artilheiro: o atacante Evanilson, do Porto.

Publicidade

Autor de quatro gols em três partidas disputadas, o jogador de 24 anos puxa a fila dos goleadores entre os brasileiros – Jesus, do Arsenal, tem três e Casemiro, do Manchester United, dois. O artilheiro do torneio é o espanhol Álvaro Morata, do Atlético de Madri, com cinco.

Evanilson marcou de pênalti o gol que abriu caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Royal Antwerp, da Bélgica, em confronto disputado na última terça-feira, 7.

Publicidade

O resultado manteve os portugueses na segunda colocação do grupo H, com nove pontos, empatados com o Barcelona, o líder. O Shakhtar Donetsk vem logo na sequência, com seis.

De acordo com o site de estatísticas Sofascore, o camisa 30 possui uma média de 38 minutos em campo para conseguir balançar as redes. Ele também acertou cinco dos seis chutes que tentou no alvo, além de converter as duas chances claras que teve nas partidas.

Cria do atual campeão da Libertadores, o Fluminense, Evanilson subiu aos profissionais em 2017, mas logo foi emprestado ao STK Samorin, da Eslováquia. Após curta passagem, com dois gols em seis partidas, retornou ao clube carioca.

Publicidade

Entre 2019 e 2020, atuou em 25 partidas, marcando dez gols. Já com negociações encaminhadas para atuar no Crystal Palace, da Inglaterra, acabou acertando com o Porto em setembro de 2020.

O Tricolor Carioca recebeu 30% da negociação porque o jogador percencia ao Tombense-MG, clube ligado a Eduardo Uram, um de seus empresários. E também terá direito a 6% de uma eventual venda futura.

Após bom início no Porto B, com seis gols em cinco jogos, e uma temporada de afirmação, Evanilson vem de duas temporadas como titular. Na 2021/22, a melhor de sua carreira, marcou 21 gols em 46 jogos. Na passada, dez gols em 41 partidas.

Atualmente, ele tem sete gols em nove jogos, além de uma assistência, chegando a ser cotado para uma convocação para a seleção brasileira. O técnico Fernando Diniz optou por chamar seu companheiro de time Pepê, ex-Grêmio.

Com Gazeta Press

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade