Quando e como será o sorteio da nova Champions League
Em um novo formato, a Liga dos Campeões substitui a fase de grupos por uma classificação por pontos corridos, em que os clubes enfrentam oito diferentes adversários
A Uefa revelou nesta quarta-feira, 31, como funcionará o sorteio da nova primeira fase da Champions League de 2024-25, que substituirá os oito grupos anteriores e será realizado em Mônaco nos dias 29 e 30 de agosto, junto com os sorteios da Conference League e Europa League, torneios de escalão inferior.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
A fase de grupos será substituída por uma fase de liga, com 36 clubes ao invés de 32. Nessa fase, um clube enfrentará oito diferentes adversários – dos quatro diferentes potes – sendo quatro deles em casa e quatro como visitante.
Aqueles que se classificarem da primeira à oitava posição vão direto para as oitavas de final. No entanto, os classificados do nono ao 24º jogam uma fase anterior às oitavas, parecida com os playoffs da Europa League e da Copa Sul-Americana.
Os que ficarem de 25 para baixo na tabela, serão eliminados, sem classificação para outras competições europeias.
An exciting new era for European club football awaits 🤩
Here’s how the #UCL will look from 2024/25 👇 pic.twitter.com/mEffFOpX2O
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) March 4, 2024
O Sorteio da Champions
Caso fosse realizado na mesma configuração dos sorteios anteriores, seriam mais de 1000 bolas em 36 potes. Por isso, será uma bola física por equipe e, para cada time que for sorteado, um software automatizado decidirá, a partir da divisão de força dos clubes, quais serão os seus oponentes e, depois, quais jogos serão disputados como mandante e como visitante.
O sorteio começará pelo Pote 1, atribuindo os adversários a cada equipe sorteada, depois atribuirá aos clubes do Pote 2 e assim por diante. O software limitará a no máximo um adversário do mesmo país por time.
Apesar de já conhecer os oponentes, as equipes só saberão as datas dos jogos a partir do dia 31 de agosto, para que não haja conflitos de calendário com os clubes da Conference League e da Europa League.
Os classificados
As equipes classificadas para a nova Champions League foram definidos a partir dos resultados da última temporada, seja nas ligas nacionais ou pelos vencedores da Europa League e da própria Liga dos Campeões. São eles:
Campeão da Champions League: Real Madrid
Campeão da Europa League: Atalanta
Inglaterra: Arsenal, Aston Villa, Liverpool e Manchester City
Espanha: Atlético de Madri, Barcelona e Girona
França: Brest, Monaco e Paris Saint-Germain
Alemanha: Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Stuttgart
Itália: Bologna, Inter de Milão, Juventus e Milan
Holanda: Feyenoord e PSV
Ucrânia: Shakhtar Donetsk
Portugal: Benfica e Sporting
Bélgica: Club Brugge
Escócia: Celtic
Áustria: Sturm Graz
Contudo, ainda há times disputando a fase preliminar da competição em busca de uma vaga na liga. Assim, como na Libertadores, é jogada uma espécie de “pré-Champions” no torneio, em que clubes classificados para essa fase participam de uma eliminatória para decidir quem poderá jogar de fato a Liga dos Campeões.
A segunda fase da pré está sendo disputada nesta semana, e já tem como classificados para a terceira e última preliminar Qarabag (Azerbaijão), Fenerbahçe (Turquia), APOEL (Chipre), Sparta Praga (República Checa), Ferencváros (Hungria), Slovan Bratislava (Eslováquia) e Malmo (Suécia).
Os outros classificados sairão dos seguintes confrontos:
- Rigas FS x Bodo/Glimt
- Midtjylland x Santa Coloma
- Partizan x Dínamo Kiev
- Maccabi Tel Aviv x FCSB
- Jagiellonia Bialystok x Parevezys
- Dínamo Minsk x Ludogorets
- Borac x PAOK
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.