A próxima temporada da Liga dos Campeões contará com a presença de zebras das grandes ligas da Europa; Confira os classificados e quem está perto da vaga
Os clubes classificados para a próxima temporada da Champions League já começam a ser definidos, com a presença de diversas surpresa. Algumas zebras já carimbaram o passaporte, como o estreante Girona (Espanha), Stuttgart (Alemanha) e Bologna (Itália), enquanto outras estão perto de garantir vaga na Liga dos Campeões, como Aston Villa (Inglaterra) e Brest (França).
Confira um balanço sobre as surpresas da próxima Champions:
A equipe espanhola confirmou a classificação para a Liga dos Campeões após vencer o vizinho Barcelona de virada por La Liga no último sábado, dia 4. Essa será a primeira vez que os catalães participarão da principal competição de clubes da Europa.
No entanto, a equipe que conta com os brasileiros Savinho e Yan Couto alvirrubra ainda precisará passar por um percalço burocrático e provar que possui “estruturas independentes de tomada de decisão” para participar dos torneios da Uefa, uma vez que 47% das ações do clube são do Grupo City, mesmo dono do Manchester City.
Portu comemora gol de empate da equipe contra o Barcelona – EFE/Siu Wu
Os Villans estão na quarta colocação da Premier League, com quatro pontos de vantagem do quinto colocado Tottenham, e dentro da zona de classificação para a próxima UCL. Campeão do torneio na temporada 1981-82, a equipe de Birmingham deve voltar à competição após mais de 40 anos. Para isso, basta somar três pontos nos próximos dois jogos ou mesmo secar o rival londrino. O Aston Villa tem o Liverpool (casa) e o Crystal Palace (fora).
Diaby em ação pelo Aston Villa em partida da Conference League – EFE/EPA/ADAM VAUGHAN
O Bologna está de volta à Champions League após mais de 60 anos de espera. A equipe comandada pelo técnico ítalo-brasileiro Thiago Motta venceu a Napoli neste sábado, 11, e confirmou a classificação. Atualmente em terceiro no Campeonato Italiano, com 67 pontos, e restando apenas duas rodadas para o término, não poderá mais ser ultrapassado pela Roma – primeira fora da zona de UCL. Os rossoblù são os quintos maiores vencedores do campeonato local, com sete títulos, mas jogaram a Champions League apenas uma vez na história.
Equipe do Bologna durante partida contra a Udinese – EFE/EPA/SERENA CAMPANINI
Os Piratas podem jogar a Champions pela primeira vez em sua história. A equipe da cidade de Brest é a terceira colocada do campeonato francês a duas rodadas do fim do campeonato. A três pontos do quarto colocado, Lille, que ainda joga na rodada. Em caso de igualdade na pontuação, o próprio Lille assume à frente. Portanto, o Brest torce por um tropeço do rival. Ainda que o time caia de posição, em quarto colocado poderá jogar a repescagem da Champions League.
Com o título inédito do Bayer Leverkusen na Bundesliga, pouco se falou sobre o assunto, mas a temporada do VfB Stuttgart é espetacular. No último dia 4, a equipe atropelou o Bayern de Munique e carimbou o passaporte rumo à Champions League 2024/25. Na temporada 2022/23, o time chegou a jogar os playoffs do rebaixamento do campeonato alemão, mas conseguiu se salvar e ficar na elite. Agora, em 2024, é o terceiro colocado da liga com 67 pontos em 32 jogos, atrás apenas do campeão Leverkusen e do gigante Bayern de Munique. o time, que conta com os gols do artilheiro guineano Guirassy, não jogava a Champions desde 2010.
Equipe do Stuttgart comemora classificação para a Champions League contra o Bayern – EFE/EPA/ANNA SZILAGYI
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.