Publicidade
Publicidade

De torcedor a técnico: Terzic busca glória com Dortmund na Champions

Terzic começou como um frequentador comum das arquibancadas do Signal Iduna Park. No próximo sábado, comandará o Borussia Dortmund na final da Champions League

O Borussia Dortmund está na final da Champions League, que será disputada no próximo sábado, 1º, às 16h (de Brasília), contra o Real Madrid. O confronto pode coroar a redenção de Edin Terzic, torcedor e técnico do clube que chegou a estar na “corda bamba” algumas vezes nos últimos meses.

Publicidade

Frequentador das arquibancadas do próprio Dortmund, o agora treinador da equipe esteve presente em Wembley na derrota para o Bayern de Munique em 2013, justamente a última final de Liga dos Campeões disputada pela equipe aurinegra.

Terzic presente no Signal Iduna Park em 2012 - Foto: Reprodução/Instagram
Terzic presente no Signal Iduna Park em 2012 – @edinterzic11/Instagram

Agora da área técnica, Terzic terá a chance de levar o clube que ama ao título mais cobiçado da Europa. Sabe que a tarefa é complicada, mas diz que acredita no título:

Publicidade

“Se você quer ganhar a Champions, tem que vencer os campeões. Eles [Real Madrid] ganharam a Liga dos Campeões 14 vezes. É claro que os números estão com eles, mas temos que nos concentrar no jogo de sábado. É só um jogo. Você tem que se convencer de que é só um jogo, que o resto não conta. Espero que possamos mudar a dinâmica vencedora do Madrid”, disse o treinador, em entrevista coletiva concedida pouco antes da final.

Vestiário do Borussia Dortmund após classificação na Champions League - Reprodução / Instagram
Vestiário do Borussia Dortmund após classificação para a finalíssima – @edinterzic11/Instagram

O fantasma de 2023

Na última temporada, o Borussia Dortmund brigou até a última rodada pelo título da Bundesliga. No fim, precisava apenas vencer o Mainz em casa para ser campeão. Terzic viu sua equipe levar 2 a 0 ainda no primeiro tempo, buscou o empate, mas não venceu.

Empatados em pontos com o Bayern de Munique, porém perdendo nos critérios de desempate, o Dortmund, que dependia apenas de si, ficou com o vice em pleno Signal Iduna Park.

Publicidade

O treinador já declarou que ainda não esqueceu da derrota, mas tambe´m acha que isso ajudou os aurinegros a chegar na final da competição europeia..”Acho que isso nos ajudou a estar nessa final agora. Essa derrota faz parte de mim, com certeza. Agora temos a recompensa de ver nossos torcedores em Wembley”, declarou Terzic na mesma entrevista.

Terzic na partida em que o Dortmund perdeu o título em casa - EFE/EPA/MAREEN MEYER
Terzic na partida em que o Dortmund perdeu o título em casa – EFE/EPA/MAREEN MEYER

Tempos difíceis

O técnico correu risco de ser demitido no final do ano de 2023. O rendimento abaixo do esperado no Campeonato Alemão, em que o Dortmund terminou em quinto lugar, com 63 pontos, a 27 de distância do campeão Bayer Leverkusen, ameaçou o trabalho do treinador.

Jornais alemães como o Sport 1 tratavam a recuperação do Dortmund após uma fraca primeira metade de temporada como obrigação. “O Borussia está sob pressão real. Antes do último jogo do ano contra o Mainz, uma vitória é uma obrigação para o time e o técnico Edin Terzic. Também para não jogar tudo ao mar na reunião de crise planejada”, registrou na ocasião.

Despedida do ídolo

A final da Champions também marcará a despedida de Marco Reus, ídolo incontestável da torcida aurinegra. Após 12 temporadas, seu último jogo será em um possível título de Liga dos Campeões.

Terzic não esconde a importância do meio-campista para a equipe: “Estou aqui com ele há seis anos e só lamento não ter estado ao lado dele nos seis primeiros. Ele está tendo algumas semanas muito boas e entre nós dois temos momentos muito bons e alguns mais difíceis. Indo para a final precisamos do Marco, porque ele tem muita qualidade”.

Terzic e Reus trabalham juntos há 6 anos - EFE/EPA/FRIEDEMANN VOGEL
Terzic e Reus trabalham juntos há 6 anos – Firedemann Vogel/EPE

História no futebol

Terzic começou sua carreira no futebol ainda em 2009, como olheiro do próprio Borussia Dortmund. Depois, como integrante da comissão técnica, passou por alguns dos times da base aurinegra antes de mudar, em 2013, para trabalhar no Besiktas, da Turquia, como auxiliar técnico de Slaven Bilic.

Ficou dois anos na Turquia antes de chegar à Inglaterra com o mesmo Bilic ao West Ham, de Londres. Após 106 jogos, voltou ao Borussia Dortmund para integrar a comissão técnica de Lucien Favre. Em 2020, assumiu como técnico interino e um ano depois foi efetivado a treinador principal.

Chegou a ser colocado como diretor técnico na metade de 2021, mas em 2022 voltou à beira do campo, onde está até hoje conduzindo o seu time de coração.

Terzic e Fullkrug durante partida contra o Atlético de Madri na Champions League - EFE/EPA/FRIEDEMANN VOGEL
Terzic e Fullkrug durante partida contra o Atlético de Madri na Champions – Friedmann Vogel/EFE

Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentarão no templo do futebol inglês, Wembley, em busca do principal título europeu da temporadas. Os alemães foram campeões em 1997 e buscam o bicampeonato. Os madridistas, por sua vez, buscam seu 15º título da competição.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade