Mineiro 2024: quando começa, grupos e onde assistir
Competição tem início no dia 24 de janeiro com 12 clubes e o Atlético-MG tentando manter hegemonia; saiba tudo sobre o estadual
O Campeonato Mineiro de 2024 começa na próxima semana, no dia 24 de janeiro, com duas partidas às 19h (de Brasília): Villa Nova x Cruzeiro, no estádio Castor Fuentes, e Tombense x Uberlândia, em Tombos. Mais três jogos completam o dia: Athletic x Ipatinga, Democrata x Itabirito, Patrocinense x Atlético Mineiro. A primeira rodada será encerrada com o jogo entre América Mineiro x Pouso Alegre na quinta-feira, 25.
Haverá VAR em todos os jogos da competição, com áudios gravados. Eles só se tornarão públicos em caso de solicitação de uma das equipes envolvidas nos jogos.
A novidade deste ano é a presença do Itabirito, que disputa a elite estadual pela primeira vez. O time subiu junto com o Uberlândia, ocupando as vagas deixadas por Caldense e Democrata SL em 2023. O Atlético Mineiro é o atual tetracampeão do torneio.
A cinco dias do pontapé inicial, PLACAR preparou um mini guia de um dos principais estaduais do país. Confira onde assistir, as principais datas, os grupos e mais informações:
Onde assistir
A competição terá transmissão da TV Globo, Premiere, SporTV e também no site ge. A NSports transmitirá todos os jogos dos times do interior, na TV fechada e no YouTube.
Onde assistir à primeira rodada
Quarta-feira, 24
19h – Villa Nova x Cruzeiro – Premiere
19h – Tombense x Uberlândia – YouTube da NSports
20h – Athletic x Ipatinga – YouTube da NSports
20h – Democrata GV x Itabirito – YouTube da NSports
21h30 – Patrocinense x Atlético – Premiere
Calendário
- Início da competição: 24 de janeiro
- Fim da fase de grupos: 2 de março
- Semifinal: em duas datas não divulgadas
- Final: em dusa datas não divulgadas
Os grupos
- Grupo A: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito e Tombense
- Grupo B: Atlético-MG, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova
- Grupo C: América-MG, Athletic, Democrata e Patrocinense
Formato de disputa
Os 12 clubes estão dividos em três grupos com quatro equipes cada, dentro dos quais não se enfrentam. Ou seja, cada equipe terá oito jogos por realizar nesta fase, diante dos oito times das duas chaves em que não estão.
A atual edição classifica o melhor colocado de cada grupo, além do segundo melhor colocado geral.
Os critérios de desempate são, nesta ordem: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio.
Os quatro classificados se enfrentam em duas semifinais, com jogos de ida e volta – sendo a partida decisiva com mando do time de melhor performance. A melhor campanha encara o time que fizer a quarta, enquanto o segunda enfrenta a terceira.
Nesta fase, em caso de igualdade na soma dos placares, valerá a melhor campanha na fase de classificação. Ou seja, não há disputa por pênaltis. As finais também ocorrem em dois jogos com o mesmo critério.
As duas equipes que caem para o Módulo 2 da competição serão conhecidas com um triangular com as três piores campanhas na fase de grupos.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.