Volta de Simone Biles e decisões para brasileiros: o que ver em Tóquio
Com a meta de superar o número de medalhas conquistadas na Rio-2016, Time Brasil tem compromissos cruciais no atletismo, vela, canoagem, futebol e outros
O Brasil vive entre a noite desta segunda-feira, 2, e o fim da manhã de terça-feira, 3, um dos dias mais importantes em sua caminhada nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O objetivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é superar o recorde de 19 medalhas conquistadas na Rio-2016 (já tem 10) e, para isso, precisará confirmar as expectativas otimistas em algumas das três finais garantidas desta madrugada: 400m com barreira, com Alison dos Santos, no salto com vara, com o atual campeão Thiago Braz, e na regata final da classe 49r FXm, na vela, com Martine Grael e Kahena Kunze, também defensoras do título.
Isaquias Queiroz na canoagem e as seleção brasileiras masculinas de futebol e de vôlei também têm jogos decisivos. Dentre as estrelas internacionais, destaque para o retorno da ginasta americana Simone Biles, que se recuperou de um quadro de problemas de saúde mental, e decidiu disputar a final nas traves.
Isaquias Queiroz, dono de três medalhas na Rio-2016, e seu parceiro Jacky Godmann se classificaram à final da canoagem de dupla, que começa às 23h53. Outra jovem esperança nacional é Alison dos Santos, o Piu, que disputa a final dos 400 metros com barreias a partir das 0h20. Aos 27 anos, o brasileiro fez a segunda melhor marca da semifinal e tem chances reais de medalha em sua primeira Olimpíada.
Martine Grael e Kahena Kunze competem na classe 49er FX, em final adiada para hoje em razão da falta de vento, buscando o bicampeonato olímpico. As brasileiras chegam à última regata com 70 pontos perdidos, o mesmo que as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz. líderes da competição, e com as alemãs Tina Lutz e Susann Beucke (- 73 pontos) na cola. A dupla que terminar a prova com menos pontos perdidos será a campeã. A regata começa à 0h33 de terça.
À 1h, outra seleção que defende o título, a de vôlei masculino, abre as quartas de final contra anfitrião Japão. Às 5h, liderada pelo artilheiro Richarlison, a seleção brasileira de futebol encara o bom time do México pela semifinal, em Kashima, numa reedição da final de Londres-2012, vencida pelos mexicanos. Um pouco mais tarde, às 5h50, Simone Biles será a atração na final individual da trave. Por problemas pessoais, ela abriu mão de participar da final individual geral, do salto, das barras assimétricas e do solo.
No boxe, às 6h50, Abner Teixeira já garantiu ao menos uma medalha de bronze e agora vai em busca de disputar a final.
A última esperança de medalha do país será Thiago Braz, campeão do salto com vara na Rio-2016. Ele saltou 5,75m, mesma marca de 11 dos 14 classificados à final (os outros três saltaram 5,65m). O sueco Armand Duplantis, de 21 anos, dono do recorde mundial de 6.15m é o favorito para a decisão, marcada para 7h20.
A Olimpíada de Tóquio é transmitida pelos canais do Grupo Globo e pela BandSports. A Rede Globo detém a exclusividade em TV aberta e promete 12 horas diárias de programação olímpica. Na TV por assinatura, o evento será exibido nos quatro canais do SporTV e no BandSports. Os jogos também serão distribuídos no serviço de streaming Globoplay.
O que ver nos Jogos de Tóquio (horários de Brasília):
Segunda-feira, 2
22h – Vôlei de praia feminino
Quartas de final – Ana Patrícia e Rebecca x Suíça
23h53 – Canoagem masculina em duplas 1000m
Final – Isaquias Queiroz e Jacky Godmann
Terça-feira, 3
0h20 – Atletismo 400m com barreiras masculino
Final – Alison dos Santos
00h33 – Vela 49er FX feminino
Regata por medalha – Martine Grael e Kahena Kunze
1h – Vôlei de quadra masculino
Quartas de final / Brasil x Japão
3h33 – Vela Nacra 17 misto
Regata por medalha / Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino
5h – Futebol masculino
Semifinal – Brasil x México
5h – Boxe peso leve feminino
Quartas de final /Beatriz Ferreira (BRA) x Raykhona Kodirova (UZB)
5h48 – Ginástica artística trave de equilíbrio feminino /
Final – Flávia Saraiva e Simone Biles
6h18 – Boxe peso leve masculino
Quartas de final – Wanderson Oliveira (BRA) x Andy Cruz (CUB)
6h50 – Boxe peso pesado masculino
Semifinal – Abner Teixeira (BRA) x Julio La Cruz (CUB)
7h20 – Atletismo salto com vara masculino
Final – Thiago Braz