Publicidade
Publicidade

Valdir Appel escala sua seleção ideal com craques do presente e do passado

Ex-goleiro surgido no Paysandu, de Brusque, e consagrado no Vasco da Gama (66-73), hoje é empresário e escritor

“Esta é a minha seleção dos sonhos. O esquema que escolho é o mais tradicional que eu vi e está adaptado aos craques que elegi”

Publicidade

ESQUEMA 4-2-4

Goleiro

MANGA – Brasil

“Suas mãos seguras de dedos tortos jogavam sem luvas. Além disso, ele era elegante, muito elástico e quase intransponível”

Lateral direito

CARLOS ALBERTO TORRES – Brasil

“Overlapping já era coisa de criança no seu tempo. Conhecido como ‘Capita’, pela liderança que exercia dentro e fora de campo”

Zagueiro

BRITO – Brasil

“Liderança e classe para um zagueiro. Não por acaso, foi indicado por ter o melhor preparo físico da Copa Mundo de 1970 no México”

Publicidade

Zagueiro

EDINHO – Brasil

“Jogou com absoluta perfeição, na quarta zaga, num tempo em que praticamente só se dava valor à virilidade e ao chutão pra frente…”

Lateral esquerdo

RILDO – Brasil

“Ninguém marcava como ele, sabia muito bem encurtar os espaços de campo para o ponta, e se posicionar na cobertura e marcação dos atacantes”

Volante

CLODOALDO – Brasil

Continua após a publicidade

“Simplesmente invejável na cobertura e desarme. Conseguia marcar e armar com extrema perfeição – algo, até hoje, raríssimo em um jogador

Publicidade

Meia

RIVELINO – Brasil

A bomba atômica desmontava goleiros e entortava com seus elásticos os adversários. Ídolo de Maradona, que invejava a sua habilidade com a ‘canhotinha’

Atacante

NADO – Brasil

“O melhor ponta, Garrincha não conta. Ir ao fundo do campo era apenas um detalhe para colocar seus parceiros cara a cara com os goleiros adversários”

Atacante

SILVA – Brasil

“Subia verticalmente e a bola se aninhava no seu peito como se fosse uma amante. Finalizava mortalmente com grande precisão e arte”

Atacante

PELÉ – Brasil

“E basta.”

Atacante

EDU – Brasil

“Apelidado pelos colegas de ‘Desemprego’, ambidestro, tamanha a sua versatilidade para driblar e colocar os colegas na boca do gol”

Técnico

PAULINHO DE ALMEIDA – Brasil

“Um grande disciplinador e muito estrategista, variava eficazmente o esquema de jogo”

Continua após a publicidade

Publicidade