Uma das bandas mais marcantes dos anos de 1990 está de volta. O Oasis, que anunciou seu retorno na última terça-feira, 27, depois de 15 anos sem tocar, tem imensa relação com o futebol. Os irmãos Gallagher são figurinhas carimbadas nas vitórias, e também nas derrotas do Manchester City.

A máxima da banda era fazer música de gente operária para a classe operária, em total sintonia com a formação do City, histórico time menos favorecido em relação ao vizinho United. Liam e Noel, os conhecidos “bad boys” do “Britpop”, como ficou conhecido o movimento, brigavam tanto que até se separaram em 2009.

https://www.instagram.com/p/By2Qk0oBxAe/

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Durante as comemorações de títulos recentes, já com aporte bilionário dos Emirados Árabes, é sempre possível reparar a figura recorrente de Noel. Em uma delas, ficou registrado um abraço em Pep Guardiola. Curiosamente, foi ele o responsável por entrevistá-lo logo em sua chegada ao clube.

“Teve uma fase em que toda vez que ia ao estádio o City perdia. Devo ter assistido a dez derrotas consecutivas do time quando ia à Maine Road”, contou Gallagher, em entrevista à Sky Sports.

Blur (Chelsea) x Oasis (City)

Blur-Oasis-

Damon Albarn, do Blur, e os irmãos Gallagher, citizens de carteirtinha – Reprodução

Os endinheirados Chelsea e Manchester City formam uma das principais rivalidades inglesas, o que nos últimos anos, especialmente em 2021, quando os times decidiram a Liga dos Campeões, reascendeu um gigante adormecido: a rixa entre as bandas Blur (formada por torcedores do time londrino) e Oasis (do de Manchester).

A disputa entre os “bons moços” ou “mauricinhos” do Blur e os “bad boys” ou “operários” de Manchester se deu pela coexistência. Liderada pelo vocalista Damon Albarn, o Blur nasceu primeiro, em 1991, com seus primeiros sucessos lançados naquele mesmo ano, mas se viu incomodada, em 1994, pela petulância dos irmãos Liam e Noel Gallagher, do Oasis, conhecidos pelo gênio indomável e brigas entre si.

“Do lado do Blur, o vocalista, Damon Alborn, também não levava desaforo para casa e logo começou essa rivalidade. Qual é a grande banda de rock inglês deste final de século? E foi uma batalha dura com singles sendo lançados nos mesmos dias, com álbuns em datas muito parecidas para ver qual tinha o maior alcance, a maior vendagem. No final das contas diz-se que o Blur ganhou uma batalha, o Oasis ganhou a guerra com o álbum em que eles lançaram e tem [a música] Wonderwall, por exemplo, mas que no final da campanha quem levou a melhor foi o Blur, que enquanto o Oasis se destruiu sozinho com a briga dos irmãos Gallagher, o Blur viveu um hiato, mas seguiu a carreira, conseguiu permanecer existindo”, avaliou o crítico musical Pedro Antunes, em