Endrick vive um impasse no Real Madrid. Ao mesmo tempo em que recebe poucas chances, o que pode prejudicar seu futuro na seleção brasileira, tem somado ótimos números nos raros momentos em que esteve em campo, e recebe elogios rasgados do técnico Carlo Ancelotti e da imprensa local.
Fato é que, em sua primeira temporada como profissional no futebol europeu, o prodígio de 18 anos revelado pelo Palmeiras já tem números de gols muito superior a outras revelações brasileiras.
Com o gol da vitória sobre a Real Sociedad por 1 a 0, fora de casa, pela Copa do Rei, foi o sexto de Endrick em 25 jogos na temporada. O número se torna impressionante ao levar em conta os minutos que o atacante brasileiro teve em campo.
Enfrentando a concorrência de nomes como Kylian Mbappé, Vini Jr., Rodrygo, Arda Guler, entre outros, Endrick esteve em campo por 473 minutos (equivalente a pouco mais de cinco jogos completos), o que representa uma média de um gol a cada 78,8 minutos pelo Real Madrid.
Endrick x Vinicius, Vitor Roque e Rodrygo
Com alguns jogos por fazer ainda nesta temporada, Endrick já tem número de gols semelhante ou superior ao de outros prodígios brasileiros que iniciaram suas carreira na Europa em gigantes europeus.
Também vendidos ao Real Madrid ao completar a maioridade, Vini Jr. e Rodrygo tiveram muito mais minutos em campo, ainda que tenham se dividido entre a equipe profissional e o Real Madrid Castilla, o time B do gigante espanhol.
A situação de Endrick lembra mais a de Vitor Roque, vendido do Athletico-PR ao Barcelona sob grande expectativa. Sem chances, acabou emprestado ao Real Betis e agora está prestes a ser anunciado como reforço do Palmeiras.
Rodrygo e Roque marcaram 7 gols na primeira experiência europeia, um a mais que Endrick até o momenti. Já Vini foi quem teve mais participações diretas em gols, como 4 tentos e 8 assistências. Levando em conta apenas os minutos para marcar gol, Endrick tem média de gols muito superior aos compatriotas.
Números na primeira temporada na Europa
Rodrygo (Real Madrid 2019/20): 26 jogos / 7 gols e 3 assistências







