Maior goleada do clássico Fluminense x Botafogo completa 110 anos
Clássico Vovô é o mais antigo do Rio de Janeiro
Há 110 anos, o clássico Vovô, entre Fluminense e Botafogo tinha o seu placar mais dilatado. No segundo jogo da história entre os clubes, o Flu venceu o Fogão por 8 x 0.
O jogo aconteceu no dia 13 de maio de 1906. Meses antes, em 1905, o Fluminense havia vencido o Botafogo por 6 x 0 no primeiro jogo oficial entre as equipes (houve um jogo-treino anterior, com vitória de 4 x 0 para o Botafogo).
O primeiro gol oficial do Botafogo contra o Flu veio apenas na sexta partida, justamente a primeira com vitória do Fogão, em 1907, com triunfo de 4 x 2.
Contudo, a maior goleada segue sendo o 8 x 0 até hoje. O jogo foi válido pelo primeiro Campeonato Carioca da história, que teve o Fluminense como campeão. O Botafogo foi quarto colocado dentre os seis clubes. O Flu foi campeão com nove vitórias e uma derrota. Vasco e Flamengo ainda não tinham times de futebol.
No 8 x 0, Horácio foi o destaque, com três gols.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 8 x 0 BOTAFOGO
Torneio: Campeonato Carioca
Data: Domingo, 13/05/1906
Local: Campo da Rua Guanabara
Árbitro: F. C. Moreton
Gols : Horácio da Costa Santos, A. Buchan e Phortos Duque Estrada (1º Tempo); Horácio da Costa Santos (2), Félix Frias, Edwin Cox e Edgar Gulden (2º Tempo)
Fluminense: Francis Walter; Victor Etchegaray, W. Salmond, Clyto Portella, Albert Buchan, Edgar Gulden, Phortos Duque Estrada, Horácio da Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias.
Botafogo: Álvaro Werneck; Otávio Werneck e João Leal; Raul Rodrigues, Antônio Rodrigues e Ademaro de Lamare; Norman Hime, Flávio Ramos, Ataliba Sampaio, Gilbert Hime e Rolando de Lamare.