Publicidade
Publicidade

Luís Castro e mais: os técnicos livres no mercado

Flamengo anunciou a saída de Tite e expectativa por substitutos cresce; confira quem são os nomes disponíveis

O Flamengo anunciou a saída de Tite, nesta segunda-feira, 30. Dias antes da semifinal da Copa do Brasil, o Rubro-Negro comunicou que Filipe Luís, ex-jogador e atual técnico do time sub-20, assumirá interinamente. No entanto, a curiosidade por técnicos livres no mercado já cresce.

Publicidade

Entre brasileiros e estrangeiros, Luís Castro é um dos mais prestigiados. O português, que comandou o Botafogo em 2023 e deixou o Al-Nassr, da Arábia Saudita, recentemente, está sem clube.

Já no quesito de treinadores “nacionais”, nomes de maior experiência estão livres. Ainda que já sem tanta badalação, Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Scolari e Cuca veem seus nomes entrando nas discussões.

Publicidade

Assim, tendo em vista a busca do Flamengo por substitutos para Tite, PLACAR separou nomes disponíveis atualmente. Confira:

Os técnicos livres no mercado

Luís Castro

Cristiano Ronaldo festeja primeiro título conquistado no futebol árabe - Divulgação / Al-Nassr
Castro e Cristiano Ronaldo festejam título conquistado no futebol árabe – Divulgação / Al-Nassrl

Responsável por comandar o Botafogo no avassalador início no Brasileirão 2023, o português trocou o Glorioso pelo Al-Nassr. No time de Cristiano Ronaldo, não conseguiu alcançar os principais títulos do futebol saudita e foi demitido nas últimas semanas.

Eduardo Coudet

Argentino de experiências em Internacional e Atlético Mineiro, o técnico está sem clube desde que deixou o Colorado. Aos 50 anos, teve seu melhor momento em 2019, quando levou o Racing ao título da Liga Argentina.

Sérgio Conceição

Ex-treinador do Porto, onde ficou por sete anos, Conceição é um dos nomes promissores do continente europeu. Tricampeão português, chegou a ser cogitado em clubes brasileiros nas últimas semanas.

Publicidade

Fernando Seabra

Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Fernando Seabra é um dos mais jovens entre os técnicos livres – Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Aos 47 anos, Seabra deixou o Cruzeiro nas últimas semanas. Mesmo com bons resultados, o treinador viu seu trabalho na Raposa ser descontinuado após uma turbulência. Ele pode ser uma nova aposta entre os técnicos livres.

Rafael Benítez

Campeão da Liga dos Campeões pelo Liverpool, em 2005, e pelo Chelsea, em 2012, o espanhol não trabalha desde que deixou o Celta de Vigo. Com 64 anos, é um dos mais experientes entre os estrangeiros cogitados no Brasil.

Leonardo Jardim

Antigo sonho de times brasileiros, o luso- venezuelano está sem clube. Com experiências no futebol do Oriente Médio, teve seu grande momento na carreira ao comandar o Monaco, da França.

Luiz Felipe Scolari

Felipão não é mais técnico do Galo - Pedro Souza / Atlético
Felipão comandou o Galo em seu último trabalho – Pedro Souza / Atlético

Com 75 anos, Felipão ainda segue em ativa. Experiente e com uma Copa do Mundo na bagagem, o técnico teve seu último trabalho no Atlético Mineiro. Ele deixou o Galo no início de 2024.

Carlos Queiroz

O experiente português acumulou trabalhos seguidos em seleções recentemente. Desempregado desde que deixou o Catar, em 2023, pode voltar ao futebol de clubes após 20 anos.

Cuca

Demitido do Athletico Paranaense este ano, o técnico acumula passagens por grandes equipes do Brasil. Seu nome, no entanto, causa opiniões diversas em razão de uma condenação por estupro, anulada recentemente.

Vanderlei Luxemburgo

Corinthians, de Luxemburgo, tenta voltar a vencer na competição - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Vanderlei Luxemburgo durante passagem pelo Corinthians – Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Último treinador a começar e terminar um ano pelo Flamengo, Luxa não assume um clube desde 2023, quando deixou o Corinthians. Aos 72 anos, ele soma cinco títulos de Campeonato Brasileiro na carreira.

Publicidade