Italiano e catariano decidem dividir ouro no salto em altura
Gianmarco Tamberi e Mutaz Essa Barshim selaram acordo com abraço após saltarem 2,37 metros no Estádio Olímpico de Tóquio
Pouco antes de o italiano Lamont Marcell Jacobs vencer a prova dos 100 metros rasos, outro atleta do país protagonizou uma cena rara nos Jogos Olímpicos. Gianmarco Tamberi e Mutaz Essa Barshim, do Catar, cravaram a marca de 2,37 metros no salto em altura e abriram mão de realizar um desempate. Com isso, ambos toparam dividir a medalha de ouro.
Os dois foram avisados do empate e que poderiam dividir o topo do pódio a arriscar ficar com a prata, caso insistissem em tentar saltar a 2,39,m. O acordo foi selado com um efusivo abraço. O bronze ficou com Maksim Nedasekau, de Belarus, que alcançou a mesma marca, mas perdeu no desempate de outros saltos.
A medalha teve gosto especial para Tamberi, de 29 anos, que não pôde competir na Rio-2016 depois de sofrer uma grave lesão na perna. Mutaz Essa Barshim, por sua vez, conseguiu o ouro após uma medalha de bronze em Londres-2012 e uma prata no Brasil.
The moment Italy’s Gianmarco Tamberi and Mutaz Essa Barshim of Qatar decided to share gold in the high jump! pic.twitter.com/36jBgXLImb
— James Nalton (@JDNalton) August 1, 2021