Grêmio fecha a contratação de Mano Menezes
Treinador que salvou Fluminense do rebaixamento em 2024 assume o Tricolor após saída do boliviano Gustavo Quinteros

O Grêmio acertou a contratação de Mano Menezes para assumir o comando técnico da equipe. Vinte anos após sua primeira passagem pelo clube, o treinador volta ao Tricolor para tentar reverter o mau momento da equipe no Campeonato Brasileiro.
A informação inicial é do ge e o anúncio deve acontecer nas próximas horas. A estreia acontece na próxima quinta-feira, 24, diante do Godoy Cruz, às 19h, na Argentina, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana.
A contratação ocorre após a demissão de Gustavo Quinteros, que encerrou sua passagem após a goleada sofrida por 4 a 1 contra o Mirassol, fora de casa, pela quarta rodada do Brasileirão. O argentino, que havia sido campeão nacional com o Vélez Sarsfield, permaneceu apenas 109 dias no cargo.
No GreNal do fim de semana, o time foi comandado interinamente pelo auxiliar James Freitas. O empate em 1 a 1 representou a terceira partida seguida sem vencer do Imortal, deixando o time na 18ª posição, com quatro pontos.
Gaúcho de Passo do Sobrado, Mano Menezes ganhou projeção nacional ao levar o 15 de Novembro, de Campo Bom, à semifinal da Copa do Brasil em 2004. No ano seguinte, assumiu o Grêmio e teve papel na reconstrução do clube, que vivia grave crise financeira e disputava a Série B.
O acesso à elite foi conquistado sobre o Náutico, na Batalha dos Aflitos. Ele permaneceu no clube nos dois anos seguintes, conquistando dois títulos gaúchos e chegando à final da Libertadores de 2007.
Seu trabalho mais recente foi no Fluminense, clube que assumiu em julho de 2024 e ficou até o início do atual Brasileirão. O retrospecto foi de 46 jogos, 20 vitórias, 13 empates e 13 derrotas, culminando em aproveitamento de 52%.