Flamengo tem melhor média de público do Brasil na temporada
Torcedor tem lotado Maracanã e impulsionado time rubro-negro na primeira colocação do Campeonato Brasileiro; rivais paulistas completam o pódio
O Flamengo lidera o Campeonato Brasileiro em pontos, mas também em média de público. O Rubro-negro foi quem mais levou torcedores ao estádio até agora em 2024 e, nesta quinta-feira, 11, no Maracanã, tem a chance de ampliar esse número. A equipe enfrenta o Fortaleza a partir das 20 horas (de Brasília), pela 16ª rodada.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Com média de mais de 49.000 presentes nos 19 jogos como mandante até o momento, o Flamengo lidera a lista dos clubes que mais levaram torcedores aos estádios no Brasil em 2024. Corinthians e São Paulo apresentam a segunda e terceira melhor média do país, respectivamente. Bahia e Atlético-MG fecham o top 5.
- Flamengo – 49.000
- Corinthians – 41.000
- São Paulo – 40.000
- Bahia – 34.000
- Atlético-MG – 30.000
O sucesso dos números do Rubro-negro não é de hoje. No ano passado, o clube apresentou a maior média de público pagante do futebol brasileiro, com cerca de 54 mil pessoas presentes em cada uma das 38 partidas como mandante no campeonato nacional.
“A cada temporada, a torcida do Flamengo se supera e bate novos recordes. Isso evidencia a capacidade do clube em mobilizar milhares de apaixonados para acompanhar os jogos. Nos últimos anos, essa presença dos torcedores no Maracanã se consolidou como um dos trunfos da equipe, tanto para conquistar títulos e resultados expressivos em campo, como para aumentar receitas e fortalecer ainda mais a marca do clube”, analisou Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports.
Na Libertadores, ao final da fase de grupos, o Flamengo detém três dos quatro maiores públicos registrados na competição.
A vitória sobre o Millonarios-COL em maio, por exemplo, registrou a maior presença de torcedores em um jogo de um clube brasileiro na atual edição do torneio continental. Na ocasião, mais de 60 mil pessoas estiveram presentes no Maracanã durante a goleada por 3 a 0 sobre os colombianos. A atual fase do clube, por consequência, desperta um maior desejo da torcida em comparecer às arquibancadas.
A presença da torcida flamenguista nas arquibancadas também implica em ótimos ganhos financeiros. Somente na última partida no Maracanã, contra o Cuiabá, por exemplo, o clube garantiu uma renda de mais de 3 milhões de reais. Já em partidas pela Libertadores, o rubro-negro ultrapassou os 6 milhões de reais com a venda de ingressos.
Além das receitas de bilheteria, o Flamengo também fatura alto com a venda de camarotes no estádio, que por muitas vezes contam com a presença de celebridades e influencers, o que torna as noites de copa no Maracanã um atrativo ainda maior.
Projeto de novo estádio em andamento
Desejo antigo dos torcedores rubro-negros, a construção de uma nova casa para o Flamengo ganhou um novo capítulo nas últimas semanas, com o decreto da prefeitura do Rio de Janeiro em favor da desapropriação do terreno do Gasômetro. Com capacidade para cerca de 80 mil pessoas, o projeto pode chegar a custar até 2 bilhões de reais aos cofres do clube carioca. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o estádio ainda será importante para o processo de revitalização da região da cidade onde será construído, haja vista que também poderá ser utilizado para atividades do setor de entretenimento.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.