Publicidade
Publicidade

Filipe Luís se junta ao grupo de técnicos da nova geração; veja lista

Ex-lateral foi anunciado como treinador da categoria sub-17 do Flamengo, clube do qual se tornou ídolo

O Flamengo anunciou nesta quinta-feira, 18, a contratação de Filipe Luís para o cargo de treinador da categoria sub-17 do time. Aposentado no fim da última temporada, o ex-lateral-esquerdo de 38 anos agora dá início a sua carreira à beira do campo.

Publicidade

Defensor de passagem por grandes clubes da Europa como Atlético de Madri e Chelsea, Filipe retornou ao Brasil para jogar pelo Flamengo. No Rubro-Negro, fez história e, identificado com a torcida, segue no clube.

Assim, o ex-jogador se junta a outros persoanagens que brilharam em campo e agora compõem uma nova geração de treinadores brasileiros que podem brilhar no mercado nos próximos anos. Confira a lista:

Publicidade

Alex

Alex durante a passagem pelo São Paulo - Rubens Chiri/São Paulo FC
Alex durante a passagem pelo São Paulo – Rubens Chiri/São Paulo FC

Meia de trajetória histórica por Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, da Turquia, Alex estreou como treinador em 2021, sete anos após se aposentar. Na primeira experiência a beira do campo, comandou o sub-20 do São Paulo em 86 jogos, com 50 vitórias, 18 empates e 18 derrotas. Em 2023, Alex treinou o Avaí, mas deixou o cargo após apenas 18 partidas. Está sem clube no momento.

Elano

Elano sucumbiu na Série D com apenas uma derrota em 20 jogos -
Elano como técnico da Ferroviária

Ídolo do Santos, o ex-meio-campista encerrou sua carreira como atleta em 2016 e não demorou para assumir a nova função. Auxiliar técnico do Peixe no ano seguinte, chegou a treinar a equipe em nove jogos. A próxima experiência foi à frente da Inter de Limeira, seguida por passagem pelo Figueirense. Entre 2021 e 2022, Elano comandou a Ferroviária, teve curto período no Náutico e retornou à “Ferrinha” em 2023, seu último clube.

Sylvinho

Sylvinho assumiu a seleção da Albânia um ano após ser demitido do Corinthians - EFE/EPA/Andrzej Lange
Sylvinho assumiu a seleção da Albânia um ano após ser demitido do Corinthians – EFE/EPA/Andrzej Lange

Depois de terminar uma grande carreira como lateral por Corinthians, Arsenal e Barcelona, o ex-lateral foi auxiliar por anos antes de iniciar a trajetória como treinador. Compôs comissões de Cruzeiro, Sport, Corinthians, Inter de Milão e seleção brasileira até receber a primeira chance como técnico no Lyon. Em 2021 e no início de 2022, treinou o Corinthians, e agora faz história na seleção da Albânia por ter a classificado para a Eurocopa de 2024.

Publicidade

Thiago Motta

Thiago Motta, jogador do PSG
Thiago Motta faz bom trabalho no Bologna

Brasileiro naturalizado italiano, o ex-volante que passou muitos anos no Barcelona, Inter de Milão e Paris Saint-Germain agora trabalha à beira do campo. Depois de se aposentar pelo PSG, assumiu logo em sequência o time na categoria sub-19. Em seguida, passou por Spezia e está no Bologna, atual sétimo colocado do Calcio, desde a temporada 2022/23. Aos 41 anos, é considerado um dos técnicos mais estudiosos e promissores de sua geração.

Belletti

O ex-jogador Juliano Belletti
O ex-jogador Juliano Belletti durante evento como embaixador do Barcelona nos Estados Unidos

Campeão da Copa do Mundo de 2002 com a seleção brasileira, o defensor de vitoriosa carreira agora tenta os primeiros passos como técnico. Na comissão técnica do Cruzeiro em 2021, o ex-lateral treinou o São Paulo sub-20 no último ano. Recentemente, Belletti foi anunciado como auxiliar técnico do Barcelona B.

Cláudio Caçapa

Cláudio Caçapa, treinador do Molenbeek - @claudiocacapa / Instagram
Cláudio Caçapa, treinador do Molenbeek – @claudiocacapa / Instagram

Ex-zagueiro revelado pelo Atlético Mineiro e de longa história no Lyon, Cláudio Caçapa é um dos nomes da nova geração de técnicos. A trajetória à beira do campo começou em 2013, quando assumiu a seleção brasileira sub-15, cargo no qual ficou até 2015. Após isso, foi auxiliar do Lyon até a última temporada, quando assumiu o Botafogo interinamente após a saída de Luis Castro. Com 100% de aproveitamento, deixou o alvinegro e agora comanda o Molenbeek, da Bélgica.

Danilo

O treinador do sub-20 do Corinthians, Danilo

Reverenciado pelas torcidas de São Paulo e Corinthians, o ex-meia Danilo iniciou sua nova trajetória na equipe alvinegra. Em 2021, dois anos depois de se aposentar pelo Vila Nova, assumiu o sub-20 do Timão e chegou a ser o técnico do profissional em um jogo. Atualmente comanda o Corinthians em boa campanha na Copinha de 2024.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade