Restam dez dias para a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 e o plano da Federação Paulista de Futebol (FPF) segue sendo, oficialmente e até esta segunda-feira, 15, o de realizar a decisão de 25 de janeiro no remodelado Pacaembu. Fontes ligadas à obra, no entanto, confirmam que o gramado sintético do estádio nem sequer foi instalado até o momento, o que gera desconfiança geral sobre a realização do evento.
Diante do evidente atraso nas obras, reuniões entre a FPF e a concessionária Allegra Pacaembu, responsável pela privatização do estádio, foram realizadas nos últimos dias. Não houve, porém, uma decisão definitiva sobre a realização do evento que marca a reabertura parcial da tradicional casa do futebol paulista.
O fotógrafo Alexandre Battibugli, de PLACAR, registrou imagens aéreas das obras no local na primeira semana de 2024. O espaço onde o gramado artificial será instalado estava repleto de terra.
Tendo em vista a grande restauração no Pacaembu, que teve início em junho de 2021, a final da Copinha – que historicamente é disputada no local, no aniversário da cidade – foi realizada no Allianz Parque e no Canindé nos últimos dois anos. Atrasos na reforma fizeram com que a disponibilidade do estádio para 2024 ficasse em xeque, já que a previsão inicial era de que ele ficasse pronto em outubro de 2023.
O plano da concessionária e da FPF é de que a final ocorra apenas com a arquibancada norte (a única que não foi derrubada), disponível, para cerca de 10.400 torcedores. Já a reinauguração de todo o complexo do Pacaembu deverá ficar para o segundo semestre de 2024.

Vista aérea do Pacaembu duas semanas antes da final da Copa São Paulo de 2024 – Alexandre Battibugli/PLACAR








