Publicidade
Publicidade

Bernard de volta ao Atlético? Como foram as últimas temporadas

Antes um ponta "alegria nas pernas", revelação do Galo se tornou um meia-atacante mais criativo; veja números e relembre momentos de sua trajetória fora do Brasil

Bernard pode estar de volta ao Atlético Mineiro ainda nesta temporada. Segundo o diretor de futebol Rodrigo Caetano em entrevista ao ‘ge’, o clube realizou procuras pelo jogador. Ele tem contrato com o Panathinaikos, da Grécia, até junho, o que o permite assinar um pré-contrato com qualque time.

Publicidade

Revelado pelo Galo, Bernard deixou o clube após o título da Libertadores de 2013 para jogar no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Depois, jogou por Everton, da Inglaterra, Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, e agora está no futebol grego. Quase dez anos depois, tem chance de retornar ao local em que foi formado.

Mineiro de Belo Horizonte, chegou ao Atlético aos 14 anos, mas teve sua primeira experiência profissional em 2010, em empréstimo ao Democrata de Sete Lagoas. De volta ao Galo, começou a se destacar e brilhou em 2012 e 2013, quando, ao lado de nomes como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Jô, foi um dos destaques da equipe, com direito a convocação para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo – competições nas quais foi treinado por Felipão, hoje no Atlético.

Publicidade

Shakhtar

Com “alegria nas pernas”, como o próprio Scolari gostava de dizer pela sua velocidade nas pontas e dribles ousados, Bernard foi para o Shakhtar. Na Ucrânia, não brilhou de imediato e teve seu status de promessa ofuscado, até a temporada 2017/18, quando deslanchou e chamou a atenção do futebol inglês. Assim, encerrou sua trajetória no futebol ucraniano com 156 partidas, 28 gols e 10 assistências.

Everton

Ao lado do compatriota Richarlison, foi bastante aproveitado em sua primeira temporada na Inglaterra. No entanto, foi perdendo espaço para companheiros de ataque e sofreu com lesões no joelho. Bernard ficou por três anos no Everton e pôs fim à passagem após um 2020/21 de poucas partidas. Ao todo, foram 84 jogos, oito gols e seis assistências atuando pelo time da Premier League.

Al Sharjah

Contratado pelo futebol do Oriente Médio, Bernard chegou aos Emirados como um dos grandes nomes do campeonato. Em passagem de apenas uma temporada, somou os melhores números de sua carreira fora do Brasil. Em 36 jogos, passou a atuar com mais liberdade além das pontas do campo e marcou oito gols, além de anotar cinco assistências.

Publicidade

Panathinaikos

Depois de apenas um ano fora do cenário europeu, o brasileiro foi o novo reforço do Panathinaikos para a temporada 2022/23. Na Grécia, abandonou de vez o perfil de ponta “alegria nas pernas” e se tornou um meia-atacante de mais liberdade, muitas vezes atuando centralizado. Assim, contribuiu com 1,7 passes para finalização por jogo durante sua primeira liga grega, segundo o Sofascore. Neste ano, firmou-se vestindo a camisa 10 do time. Ao todo, soma 64 jogos, seis gols e 10 assistências.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade