“O neto de Seu Gama e parente direto do meu Vasco da Gama”, é dessa forma que costuma se apresentar o artesão e fanático por futebol Christian Gama, um carioca de 43 anos, que fez da sua paixão uma profissão.
Esta história começou quando seu pai, Joaquim, que gostava de montar miniaturas de avião, sugeriu que ele fizesse algo similar tendo como temática o futebol. Dono de uma habilidade ímpar e utilizando como única matéria-prima o papel, o ainda menino começou a montar os minicraques de seus maiores ídolos.
“Costumava passar o dia todo cortando cada parte do jogador e ao final colava o rosto dele”, confidencia, com saudade, Christian, que agora já tem um processo de fabricação bem mais moderno. Com o passar do tempo resolveu diversificar, produzindo as camisas de times e seleções de todo o mundo agrupando-as em uma linha de produtos que recebeu o nome de ShirtPapers e da qual já foram feitas mais de 1.500 unidades.
No último ano, no entanto, avançou ainda mais no universo das miniaturas de papel e passou a montar os estádios de futebol. Após muito pesquisar e, algumas vezes, até mesmo visitá-los, ele prepara os módulos que ao final dão como resultado imponentes miniaturas, que surpreendem pela riqueza de detalhes.
Para este ano, Christian, que mantém seu portfólio de obras em seu site, pretende priorizar o aumento do número de estádios que ‘constrói’, atualmente cerca de 20, e diversificar a linha olímpica, em alusão aos grandes campeões de vários outros esportes.