Em um contexto global altamente conectado, as redes sociais se tornaram fundamentais para a popularidade e exposição dos clubes de futebol. Conforme relatado pela Football Benchmark, 2024 viu um notável aumento no número de seguidores de diversos clubes europeus, fruto não só do bom desempenho esportivo, mas também de estratégias digitais eficazes.
Liderando o crescimento está o Real Madrid, com um acréscimo extraordinário de 44,5 milhões de seguidores em suas redes sociais. Este expressivo aumento conecta-se à sua proeminência no futebol mundial e às suas conquistas recentes. Logo atrás vêm seus rivais nacionais, Barcelona e Atlético de Madrid, que também observaram aumentos substanciais no engajamento online.
- Real Madrid: 44,5 milhões (+ 11%)
- Barcelona: 23,8 milhões (+ 6%)
- Atlético de Madrid: 18 milhões (+ 34%)
- Juventus: 13,3 milhões (+ 9%)
- Manchester City: 13,3 milhões (+ 8%)
- Liverpool: 9,9 milhões (+ 7%)
- Borussia Dortmund: 9,8 milhões (+ 17%)
- Al-Nassr: 8 milhões (+ 17%)
- Tottenham: 7,5 milhões (+ 8%)
- Manchester United: 7 milhões (+ 3%)





