Publicidade
Publicidade

Gonçalo Ramos: alvo do PSG já colocou Cristiano Ronaldo no banco

Artilheiro do Benfica ganhou projeção por feito curioso na Copa e deve ser emprestado ao clube francês com cláusula de compra obrigatória

O atacante português Gonçalo Ramos viu os olhos do mundo se voltarem para ele na goleada por 6 a 1 de Portugal sobre a Suíça, no último 6 de dezembro, no estádio Lusail, no Catar.

Publicidade

O pouco conhecido jogador de apenas 21 anos marcou três gols e deu uma assistência no decisivo confronto pelas oitavas de final da Copa do Mundo, mas chamou atenção antes mesmo de a bola rolar, por ser também o responsável por barrar ninguém menos que Cristiano Ronaldo, que começou uma partida no banco de reservas da seleção pela primeira vez em mundiais.

CR7 amargou o banco no último mundial - Alexandre Battibugli/Placar
CR7 amargou o banco no último mundial – Alexandre Battibugli/Placar

O jogador, agora, está bem próximo de ser anunciado como novo reforço do Paris Saint-Germain. Segundo o jornal português A Bola, o Benfica já acordou a liberação do jogador por empréstimo até o fim da temporada com obrigação de compra ao término do período.

Publicidade

A medida seria uma forma do PSG não ser punido pelo Fair Play Financeiro da Fifa, que prevê sanções a clubes que descumprirem os limites financeiros impostos pela entidade.

O clube está próximo de anunciar o atacante francês Ousmane Dembelé, do Barcelona, e, por isso, alinha o pagamento de 80 milhões de euros (cerca de 428milhões de reais) para junho do ano que vem.

Agora com 22 anos, o jogador vem embalado pela melhor temporada de sua carreira. Pelo Benfica, foram 27 gols em 47 jogos disputados, uma média de 0,57 por partida. Do total de bolas na rede, 19 ocorreram pelo Campeonato Português.

Publicidade
Ramos em amistoso de pré-temporada contra o Burnley - José Sena Goulão/EFE
Ramos em amistoso de pré-temporada contra o Burnley – José Sena Goulão/EFE

O bom desempenho ajudou o clube da capital a retomar o título da competição. Gonçalo Ramos, por sua vez, terminou com a vice-artilharia, atrás do iraniano
Mehdi Taremi, do Porto.

Visto como promessa desde as categorias de base, o atacante fez no jogou que o projetou na Copa apenas seu quarto jogo com a seleção de Portugal – o primeiro deles como titular. Agora, são quatro gols em sete partidas pela seleção. Ele ainda não é titular.

Gonçalo é natural de Olhão, cidade litorânea ao sul de Portugal, e é filho do ex-jogador Manuel Ramos, que atuou em times tradicionais do país, como Salgueiros e Farense. Formado nas categorias de base do próprio Benfica, o garoto estreou pelo profissional há três temporadas, e desde o ano passado recebe oportunidades com o time principal.

Sua marca registrada nas comemorações de gol são os gestos “assoprando os dedos”, simulando o momento após o disparo de uma arma. “É tudo um sonho, ainda nem sei o que dizer”, afirmou o atacante depois da partida na Copa.

Ramos ganhou projeção internacional com a atuação na Copa - Esteban Biba/EFE
Ramos ganhou projeção internacional com a atuação na Copa – Esteban Biba/EFE

“É aproveitar o momento…É tudo muito rápido e temos que nos focar no próximo jogo”. É claro que não faltou uma pergunta sobre ter deixado Cristiano Ronaldo na reserva, mas Gonçalo se esquivou. “Ele falou comigo como fala com todos. Ele é o capitão, tenta ajudar sempre, e tudo correu muito bem”.

Depois da grande exibição nas oitavas de final, Gonçalo Ramos e a seleção portuguesa sucumbiram na fase seguinte com a derrota por 1 a 0 para Marrocos. Ele, novamente, foi mantido entre os titulares.

Agora, terá a difícil missão de barrar outros concorrentes de peso. O PSG já conta no setor com nomes como Neymar, Mbappé, Asensio, Dembélé e o recém-contratado Lee Kang-in.

Publicidade