Depois de paralisações no fim do ano e datas reservadas para a disputa das copas nacionais, os campeonatos europeus voltaram a todo vapor. Nas cinco principais competições do Velho Continente, destaque para as grandes campanhas de times menos tradicionais que sonham em brigar pela taça até o fim.

O Girona, dos brasileiros Savinho e Yan Couto, faz uma surpreendente temporada e segue na liderança na Espanha. A goleada por 5 a 1 sobre o Sevilla no último domingo, 21, levou o time catalão a 51 pontos. Na cola, o Real Madrid tem 50 pontos e um jogo a menos. Mais afastado, o Barcelona é o terceiro com 44 pontos.

A disputa na Inglaterra está mais acirrada e com menor distância entre os primeiros. Líder, o Liverpool tem 48 pontos, seguido por Manchester City, Arsenal e Aston Villa, todos com 43 pontos. Os citizens têm um jogo a menos, o que permite sonhar com mais uma recuperação rumo ao título. Um pouco mais distante com 40 pontos, o Tottenham é o quinto colocado.

Xabi Alonso comanda a sensação e invicto Bayer Leverkusen - INA FASSBENDER / AFP

Xabi Alonso comanda a sensação e invicto Bayer Leverkusen – INA FASSBENDER / AFP

Invicto e sensação da temporada, o Bayer Leverkusen sonha em derrubar o monopólio do Bayern de Munique. Com uma partida a mais do que os Bávaros, a equipe treinada por Xabi Alonso tem 48 pontos, contra 41 dos vice-líderes que sonham em conquistar o 12º nacional consecutivo. Stuttgart, RB Leipzig, Borussia Dortmund e Eintracht Frankfurt fecham a zona de classificação para competições europeias.

Contando com acirrada disputa, a Itália tem a Juventus na ponta, com 52 pontos. Em segundo e com um jogo a menos, a Inter de Milão tem 51. Mais atrás, o Milan tem 45 e parece em uma situação mais delicada pensando em título.

A hegemonia parisiense se mostra cada vez mais duradoura – e neste ano não dá indícios de que será quebrada. Líder, o PSG tem 43 pontos e está a oito do vice-líder, o Nice. Comandado por Mbappé, o time vive situação confortável na tabela.