Cinco brasileiros para ficar de olho na temporada europeia
Savinho, do Manchester City, puxa a fila de jovens atletas brasileiros que mudaram de clube e prometem se destacar na temporada 2024/25 do futebol europeu
As ligas europeias voltaram nesta sexta-feira, 16, após a parada do meio de ano. Partidas nos campeonatos de Inglaterra, França e Espanha animam o fim de semana dos amantes de futebol. Dos jogadores das principais ligas, 259 são brasileiros.
Confira cinco deles que podem despontar no ano de 2024/25.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Cinco brasileiros que podem se destacar na temporada
Savinho – Manchester City
Titular em um jogo da seleção brasileira na Copa América 2024, Savinho se destacou após boa temporada pelo Girona, da Espanha, e foi transferido para o clube mais importante da “família City”, o Manchester City. Pela equipe espanhola, o atacante de lado de campo atuou por 41 partidas, com 11 gols marcados e 10 assistências distribuídas. Pela seleção, foram sete jogos, com uma bola na rede e um passe para gol.
Savinho começou sua carreira no Atlético Mineiro, em 2020, aos 16 anos, e, antes de chegar ao Girona, passou pelo PSV, da Holanda. Na sua estreia pelos ingleses, a final da Community Shield, uma espécie de Supercopa da Inglaterra, jogou por 27 minutos e, na disputa de pênaltis, cobrou e converteu sua chance.
Yan Couto – Borussia Dortmund
Lateral direito que foi convocado para a seleção na Copa América e titular do Girona que se classificou para a Champions League, Yan Couto foi contratado pelo Borussia Dortmund, atual vice-campeão da Liga dos Campeões. Pelos espanhóis, distribuiu 10 assistências em duas temporadas. Na última, 2023/24, em que foi um dos destaques do time, deu nove passes para gol (um pela seleção) e balançou a rede duas vezes.
Passou pelo Braga, emprestado pelo Girona, por onde atuou por uma temporada. Foi contratado pela equipe da Catalunha junto ao Coritiba em 2020 e estreou na segunda divisão da Espanha, com cinco assistências e dois gols marcados.
Luis Guilherme – West Ham
Aos 18 anos, o jovem promissor do Palmeiras foi negociado com o futebol inglês para atuar pelo West Ham. No Brasil, atuou por menos de duas temporadas, marcou um gol, na Libertadores, e três assistências. Seu único tento foi bastante marcante, diante do Independiente Del Valle, nos acréscimos do segundo tempo para dar uma vitória de virada para o Verdão.
É um jogador jovem, que pode tanto atuar como meia como atacante de lado, canhoto e de velocidade. Não deve ser o destaque da equipe londrina por conta do físico e da pouca experiência. Nos três jogos de pré-temporada, ele atuou por 74 minutos, sem participações em gols.
Gabriel Moscardo – PSG
🎙️Gabriel Moscardo 🇧🇷:
« J’apprends le français au Brésil depuis 4 mois dans une école française. […]
Je ne veux pas parler anglais avec un français, je veux parler français avec les gens français pour les respecter. » 🇫🇷 pic.twitter.com/Z49iBBsVDk
— MEGA PSG 🇵🇸 (@MegaPSG_) July 24, 2024
O jovem volante foi transferido para a equipe parisiense na primeira metade de 2024, vindo do Corinthians. Aos 18 anos, não atuou no final da temporada passada por conta de uma lesão no pé esquerdo. Mais experiente e com um físico melhor, deve ter mais minutagem. Jogou na pré-temporada por 30 minutos e não participou de gols.
Gabriel Sara – Galatasaray
Yeni transferimiz Gabriel Sara, şanlı Galatasaray formasıyla ilk resmi maçına çıktı. 👏#GSvHTY pic.twitter.com/hZBMBCnBnJ
— Galatasaray SK (@GalatasaraySK) August 9, 2024
Após duas temporadas de destaque no Norwich City, da segunda divisão inglesa, o jogador revelado pelo São Paulo se transferiu para a Turquia, onde atuará no Galatasaray, um dos maiores clubes do país.
Na Inglaterra, Sara atuou por 96 jogos, marcou 21 gols e deu 17 assistências. O Norwich disputou os play-offs de acesso para a primeira divisão na temporada passada, mas foi eliminado pelo Leeds United e jogará a segunda divisão mais uma vez.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.