Publicidade
Publicidade

Athletic Bilbao x Atlético de Madri: uma antiga rivalidade entre irmãos 

A relação entre os clubes é bem mais profunda do que o fato de ambos vestirem vermelho e branco e terem nomes semelhantes; saiba mais

O duelo entre Athletic Club, mais conhecido como Athletic Bilbao, e o Atlético de Madri não é apenas uma atração por reunir dois dos times mais importantes de LaLiga. É também um encontro entre clubes com relações bem mais profundas do que as cores da camisa (vermelho e branco) idênticas e a semelhança entre os nomes.

Publicidade

A história começa com a mudança de estudantes da região do País Basco rumo à capital. O Atlético de Madri foi estabelecido em abril de 1903 como Athletic Club de Madrid, com os fundadores sendo torcedores bascos do Athletic Club de Bilbao que estudavam em Madri e queriam manter a conexão com seu time.

A filial madrilhenha naturalmente adotou as cores de seu clube “pai”, que havia sido estabelecido cinco anos antes, em 1898. Ambos usavam inicialmente camisas quadriculadas em azul e branco, inspiradas no Blackburn Rovers, da Inglaterra, antes de mudarem para suas atuais listras vermelhas e brancas em 1911, depois de receberem um conjunto de camisas originalmente feitas para o clube inglês Southampton. O Athletic de Madri completaria o uniforme com calções azuis e o do País Basco com calções pretos, tradição que se mantém até hoje.

Publicidade

Leia mais: Orgulho basco: Athletic Bilbao, o clube que não contrata estrangeiros

Os dois Athleticos eram tão próximos em seus primeiros anos que não podiam se encontrar em competições oficiais. Eles até compartilhavam jogadores às vezes; o atacante estrela do lado de Madrid, Manuel Garnica Serrano, foi “emprestado” aos bascos para a final da Copa do Rei de 1911 e marcou o gol contra o Espanyol de Barcelona.

À medida que o futebol espanhol se profissionalizava, os dois Athleticos se afastaram. Em 1921, o lado de Bilbao foi coroado campeão nacional após uma vitória por 4 a 1 sobre seus “irmãos” de Madri em San Mamés. A autonomia total já estava estabelecida quando ambos se tornaram membros fundadores da LaLiga em 1928/29. O primeiro encontro na primeira divisão aconteceu em 7 de abril de 1929 no antigo Estádio Metropolitano, em Madri, com os visitantes vencendo por 3-2.

A Guerra Civil Espanhola provocou mudanças e distanciamento entre os clubes. Enquanto o Athletic do País Basco era perseguido e teve de mudar de nome para Atlético Bilbao, o time de Madri, que já havia mudado de nome para Atlético Aviación, passou a se chamar Atlético de Madrid em 1949.

Publicidade

Os jogos entre os dois foram frequentemente disputados ao longo das décadas, assim como as rivalidades entre irmãos podem esquentar às vezes. Um famoso empate em 6 a 6 no Campeonato Espanhol em janeiro de 1950 viu o jogador nascido no Marrocos, Larbi Benbarek, entre os artilheiros em uma virada épica do Atlético de Madri.

Camisa em homenagem aos 120 anos de fundação - Atlético de Madri/Divulgação
Camisa em homenagem aos 120 anos de fundação do Atleti, nas cores iniciais dos “irmãos – Atlético de Madri/Divulgação

A vitória por 4 a 1 do Athletic Bilbao em San Mamés com 10 jogadores em outubro de 1982 foi uma vitória chave rumo ao título da liga naquela temporada. Já uma vitória por 2 a 1 em San Mamés em abril de 2014 foi reconhecida pelo atual técnico do Atleti, Diego Simeone, como o momento em que soube que sua equipe realmente tinha o que era necessário para conquistar o título daquela temporada.

Também houve encontros famosos em outras competições. A final da Copa do Rey de 1956 viu o Athletic Club vencer por 2 a 1 em Madri. E o Atlético saiu vitorioso por 3-0 quando os dois times rojiblancos se encontraram na final da Liga Europa de 2011/12, em Bucareste, sendo este o único encontro deles até agora em competições da Uefa.

Outro bonito acontecimento aconteceu na temporada 2016/17, quando o Atletico solicitou que o Athletic fosse seu adversário na última partida da Liga, que marcaria a despedida do Estádio Vicente Calderón.

As conexões entre os times continuam até hoje. O ex-diretor esportivo do Athletic Bilbao, José María Amorrortu, foi diretor acadêmico do Atlético de Madri de 2006 a 2011, trabalhando com atuais estrelas do time principal como Koke, antes de se mudar para o norte e ajudar a desenvolver talentos locais bascos, incluindo Iñaki Williams e Iker Muniain.

O atual jogador do Athletic Club, Raúl García, fez 216 aparições na Liga pelo Atlético de Madri entre 2007 e 2015. O gol do meio-campista nascido em Pamplona em um empate por 1 a 1 em San Mamés algumas temporadas atrás significa que ele é um dos poucos a marcar para ambos os lados no confronto. No último encontro entre as equipes, em fevereiro, jogadores e ex-jogadores dos dois clubes entraram junto em campo para celebrar a parceria.

A rivalidade entre irmãos continua neste sábado às 12h15 (horário de Brasília) em San Mamés, quando a equipe de Simeone visita o Athletic Bilbao de Ernesto Valverde pela 17ª rodada. O time da capital é o terceiro colocado com 34 pontos, sete a menos que o líder Girona, e a equipe do País Basco é a quinta, com 29.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade