Ancelotti diz que Real Madrid não jogará novo Mundial; clube nega
Treinador italiano disse que valor oferecido pela Fifa pela nova competição de clubes não é o suficiente; em seguida, disse ter sido mal interpretado
Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, surpreendeu nesta segunda-feira, 10, ao dizer que o clube não participará da nova edição do Mundial de Clubes. O multicampeão alegou que o torneio que terá novo formato em 2025 não é rentável. O clube, porém, negou a informação.
Segundo o treinador, a quantia oferecida pela Fifa ao Real para participar de todo o torneio não reflete o verdadeiro valor dos jogos da equipe. Em uma entrevista ao jornal Il Giornale, da Itália, ele ainda falou que outros clubes também devem recusar.
“A Fifa pode esquecer. Os jogadores e clubes não participarão nesse torneio. Um único jogo do Real Madrid vale 20 milhões de euros e a Fifa quer pagar-nos esse valor por todo o Mundial. Negativo. Tal como nós, outros clubes irão recusar o convite”, disse Ancelotti.
Real Madrid desmente Ancelotti
Horas depois de a entrevista repercutir mundialmente, o Real Madrid emitiu um comunicado desmentindo seu próprio treinador:
“O Real Madrid CF informa que em nenhum momento foi questionada a sua participação no novo Mundial de Clubes que a Fifa organizará na próxima temporada 2024/2025. Portanto, nosso clube irá disputar, conforme planejado, esta competição oficial que enfrentamos com orgulho e com o maior entusiasmo para fazer nossos milhões de torcedores ao redor do mundo sonharem novamente com um novo título.”
O próprio Ancelotti usou as redes sociais para dizer que foi mal interpretado.
“Na minha entrevista ao Il Giornale, as minhas palavras sobre o Mundial de Clubes da Fifa não foram interpretadas da forma que pretendia. Nada poderia estar mais longe do meu interesse do que rejeitar a possibilidade de disputar um torneio que considero uma grande oportunidade para continuar a lutar por grandes títulos com o Real Madrid.”
En mi entrevista con Il Giornale, mis palabras acerca del Mundial de Clubes de la FIFA no han sido interpretadas de la manera que yo pretendía. Nada más lejos de mi interés que rechazar la posibilidad de disputar un torneo que considero que puede ser una gran oportunidad para…
— Carlo Ancelotti (@MrAncelotti) June 10, 2024
O campeonato contará com 32 times. Até o momento 29 vagas já estão preenchidas, com Palmeiras, Flamengo e Fluminense estão entre os times confirmados. O campeão da Libertadores de 2024 também estará no torneio.”
A Fifa planejava pagar ao atual campeão da Champions League um total de 20 milhões de euros (aproximadamente 115 milhões de reais) pela participação na competição.
No final deste ano, o clube espanhol tem outra participação garantida no Mundial de Clubes do “formato tradicional”.
Para este ano, a Fifa anunciou que o clube classificado por vencer a Champions League já está garantido na final, aguardando quem avança do playoff entre os times de outras federações.
Confira os clubes já classificados para o Mundial 2025:
Conmebol:
- Palmeiras – Campeão da Libertadores 2021
- Flamengo – Campeão da Libertadores 2022
- Fluminense – Campeão da Libertadores 2023
- River Plate – Ranking
UEFA
- Chelsea – Campeão da Champions League 2020/21
- Real Madrid – Campeão da Champions League 2021/22
- Manchester City – Campeão da Champions League 2022/23
- Bayern de Munique – Ranking
- Paris Saint-Germain – Ranking
- Inter de Milão – Ranking
- Borussia Dortmund – Ranking
- Porto – Ranking
- Benfica – Ranking
- Juventus – Ranking
- Atletico de Madri – Ranking
- RB Salzburg – Ranking
AFC (Ásia)
- Al-Hilal – Campeão da AFC Champions League 2021
- Urawa Reds (Japão) – Campeão da AFC Champions League 2023
- Ulsan Hyundai (Coreia) – Ranking
Concacaf (América Central e do Norte)
- Monterrey (México) – Campeão da Concachampions 2021
- Seattle Sounders (EUA) – Campeão da Concachampions 2022
- León (México) – Campeão da Concachampions 2023
CAF (África)
- Al-Ahly (Egito) – Campeão da Liga dos Campeões da África 2020/21
- Wydad Casablanca (Marrocos) – Campeão da Liga dos Campeões da África 2021/22
- Espérance (Tunísia) – Ranking
- Mamelodi Sundowns (África do Sul) – Ranking
OFC (Oceania)
- Auckland City (Nova Zelândia) – Campeão da Liga dos Campeões da Oceania
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.