Publicidade
Publicidade

Torcedor inglês é banido por jogar banana em atleta branco

Fanático pelo Arsenal, ele foi punido por provocação contra Bale, do Tottenham

O ato teria sido motivado ou pela origem do jogador – nascido no País de Gales, e não na própria Inglaterra – ou simplesmente pela fisionomia de Bale

Um torcedor do Arsenal foi banido de todos os estádios de futebol da Inglaterra por três anos depois de arremessar uma banana na direção do meia-atacante Gareth Bale, do Tottenham, durante o clássico entre as equipes londrinas no Campeonato Inglês. O episódio, porém, é muito mais inusitado do que outros casos de manifestações hostis de torcedores no futebol europeu – Bale, um dos jogadores mais promissores do mundo, é branco. O caso, portanto, não foi de racismo, mas sim uma ofensa pessoal que poderia ter estimulado a violência entre os torcedores. A juíza Rebecca Crane, responsável pelo caso, disse que o torcedor, identificado como Thomas Flint, teve um “comportamento vergonhoso” por ter atirado a banana em Bale quando o meia do Tottenham se preparava para cobrar um escanteio.

Publicidade

Leia também:

Leia também: Na Europa, racismo deve fechar estádios e afastar atletas

O ato teria sido motivado ou pela origem do jogador – nascido no País de Gales, e não na própria Inglaterra – ou simplesmente pela fisionomia de Bale, que costuma ser alvo de piadas de torcedores rivais por causa de suas feições, que lembrariam as de um símio. O julgamento aconteceu nesta sexta-feira, pouco mais de um mês depois da partida, ocorrida no início de março, no estádio do Tottenham. Durante o julgamento, a juíza disse a Flint que ele havia permitido que sua paixão pelo futebol “fervesse até se transformar em hostilidade contra um jogador da equipe adversária”. A responsável pelo caso acredita que Flint poderia ter motivado um confronto entre torcedores por causa da provocação. O Arsenal já se manifestou sobre o assunto e prometeu banir o torcedor de partidas da equipe para sempre.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade